cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    23 anos de Melhor É Impossível, filme que fez todo mundo achar que tinha TOC

    Estrelado por Jack Nicholson, o drama trouxe conscientização sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo
    Por Thamires Viana
    06/03/2021 - Atualizado há 7 meses

    Melhor É Impossível, comédia dramática estrelada por Jack Nicholson, completa 23 anos de lançamento no Brasil neste sábado (06). O filme se consagrou como um dos melhores dos anos 90 por trazer um humor afiado ao abordar um assunto ainda pouco explorado na época: o transtorno obsessivo compulsivo.

    Com direção de James L. Brooks, o longa acompanha Melvin Udall, um escritor de romances que tem algumas características: é metódico, rabugento e pouco sociável. Porém, aos poucos o homem vivido impecavelmente por Nicholson, que saiu vencedor do Oscar de Melhor Ator pelo papel, vai enxergando a vida com um novo olhar.

    Para celebrar o aniversário de lançamento, relembre os detalhes de Melhor É Impossível:

    Trama

    Cena de Melhor É ImpossívelReprodução

    Melvin Udall, papel de Jack Nicholson, é um escritor que tem o hábito de fazer comentários ácidos e maldosos para ofender as pessoas. Além disso, é um homem metódico que não costuma alterar sua rotina: toma café todos os dias, no mesmo horário e na mesma lanchonete onde Carol Connelly, personagem de Helen Hunt (ganhadora do Oscar de Melhor Atriz pelo papel), é a única garçonete suporta seu jeito arrogante. 

    Ele também tranca e destranca a porta diversas vezes, não pisa nas linhas enquanto anda na calçada e tem seu próprio método para lavar as mãos.

    Melvin é vizinho de Simon Nye (Greg Kinnear), renomado artista plástico que vira alvo dos constantes ataques verbais do escritor. Porém, quando Simon é levado às pressas para o hospital após um violento assalto, Melvin fica responsável pelos cuidados do cachorro de estimação do vizinho. A nova situação amolece o coração do escritor, fazendo nascer entre os três - Melvin, Carol e Simon - uma amizade capaz de mudar para sempre suas vidas.

    Confira imagens do filme

    A leveza da abordagem

    Embora aborde o Transtorno Obsessivo Compulsivo como foco de sua trama, Melhor É Impossível não dramatiza a doença e insere um tom leve para desmistificar o assunto. O longa também não trouxe às telas um personagem que se resume a apenas ao transtorno que tem. Pelo contrário, Melvin, apesar de suas graves manias, tornou-se um personagem único que apresenta traços de sua personalidade que criam proximidade e identificação com o público. 

    Dessa forma, Melhor É Impossível, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia em 1998, tornou-se uma produção que mostra como as diferenças nos fazem seres únicos e como o acolhimento, amizade e amor podem mudar uma vida.

    Relembre o momento em que Nicholson levou o Oscar de Melhor Ator pelo filme

    Na cerimônia, quando seu nome foi anunciado como o vencedor do prêmio de Melhor Ator, Nicholson subiu ao palco pisando cuidadosamente nas rachaduras entre os ladrilhos do palco, imitando Melvin.

    Curiosidades

    Imitação

    Na divertida cena em que o cachorro começa a imitar Melvin passando por cima das rachaduras da calçada, a equipe havia colocado pequenos obstáculos para que o animal tivesse que passar por cima deles. Os objetos foram removeram digitalmente na pós-produção.

    Até parece!

    Após o lançamento do filme, Nicholson afirmou que estava com medo de que ninguém gostasse do filme, porque seu personagem era horrível para as pessoas. Ele também contou que interpretar Melvin foi muito difícil, mas que também foi o personagem mais adorável que ele já interpretou.

    Era dele!

    O diretor James L. Brooks afirmou que não conseguia pensar em ninguém para interpretar Melvin além de Jack Nicholson. Ele chegou a considerar a escalação de Jim Carrey, mas disse que ele teria tornado o filme completamente diferente.

    Romântica

    Helen Hunt disse que se tivesse que categorizar o filme, diria que é uma comédia romântica. No entanto, esse não era o plano original. A atriz contou que isso foi decidido nas filmagens e que todos disseram "ok". 

     

    Produção

    Escrito por Mark Andrus em parceria com James L. Brooks, Melhor É Impossível ainda traz no elenco nomes como Cuba Gooding Jr., Skeet Ulrich, Shirley Knight e Yeardley Smith.

    O filme está disponível no catálogo de streaming HBOGo e também para aluguel nas plataformas Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e Claro Video.

    Trailer

    Conteúdo Relacionado