Veja os melhores filmes sobre bandas de rock fictícias e reais

A lista traz dez produções em que os roqueiros marcaram presença

06/11/2020 15h20 (Atualizado em 06/11/2020 15h10)

Por Thamiris Macedo

O mundo do rock ficou agitado com o lançamento de duas músicas inéditas do System of a Down, banda que ficou 15 anos sem divulgar faixas novas. E se a nostalgia bateu forte nos fãs do grupo, que tal também balançar a cabeça vendo alguns filmes?

Fizemos uma lista com os melhores filmes para quem ama música e é apaixonado especificamente pelo bom Rock n' Roll. Já avisamos que Escola De Rock não está aqui. "Ah! Como não?"; o motivo é porque vocês com certeza já assistiram! Outro filme que merecia e não está é Bohemian Rhapsody. É um longa muito bom, mas muito recente não é mesmo? 

Mas não chorem, temos ótimas sugestões para vocês. Então, preparem a pipoca e aumentem o som!

1 - Detroit - A Cidade Do Rock

Cena de Detroit - A Cidade do Rock

O filme mais legal de todos! Que apaixonado por Rock nunca fez uma loucura para não perder o show da banda preferida?

A trama traz quatro amigos que odeiam a "Dance Music" do momento e são apaixonados pela banda Kiss, a qual estão animados para o dia do show. Mas tudo dá errado quando a mãe de Jam (Sam Huntington), uma senhora religiosa encontra os ingressos e destrói. Os garotos fogem e fazem o impossível para não perder o show da banda em Detroit.

A trilha sonora vai além da banda Kiss, mas também aborda o auge da banda no final dos anos 1970. Imperdível!

2 - Quase Famosos

Cena de Quase Famosos

Filme maravilhoso e com uma trilha sonora fantástica. A história tem como protagonista o jovem William (Patrick Fugit). Ele tem a oportunidade de acompanhar uma banda de Rock nos anos 70. Quando o grupo cai na estrada para fazer uma excursão pelos Estados Unidos e o jovem tem a oportunidade de escrever a matéria do seus sonhos para a revista Rolling Stone, ele se aproxima de uma fã da banda, Penny (Kate Hudson).

Quem gosta de filme com bom roteiro, universo dos anos 1970 e muita música boa não vai se arrepender de assistir.

3 - Vida De Solteiro

Cena de Vida de Solteiro (1992)

O filme é dirigido por Cameron Crowe, o mesmo de Quase Famosos. No longa, a trama acontece no início dos anos 1990, em Seattle e com muito Grunge. Várias histórias paralelas de um grupo de amigos que moram no mesmo prédio são trazidas. Na vida adulta deles, alguns estão preocupados em ter uma carreira estabilizada e outros em busca do amor.

A trilha sonora do filme é excepcional para qualquer apaixonado pelo Rock n'Roll do anos 1990. O filme ainda conta com partipações para lá de especiais de grandes nomes do Grunge, como Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden. Quer mais? Perfeito!

4 - The Runaways - Garotas Do Rock

Cena de The Runaways

O filme é sobre a banda de Rock adolescente formada apenas por garotas nos anos 1970. Joan Jett (Kristen Stewart), aprende a tocar guitarra e já escuta do professor que "garotas não tocam guitarra elétrica". Ela ignora e forma a banda com a ajuda do empresário maluco Kim Foley (Michael Shannon). O grupo adolescente faz muito sucesso com shows, festas e brigas. A relação de algumas integrantes com a vocalista Cherie Currie (Dakota Fanning) ameaça o futuro da banda.

O filme tem em sua produção executiva a verdadeira Joan Jett, que adorou a Kristen em seu papel no filme.

5 - Johnny & June

Cena de Johnny e June

Ah! Mas o Johnny Cash não era um cantor Country? Sim, mas a música dele era muito mais que o Country, ele misturava vários gêneros: Blues, Rock n'Roll, Rockabilly, Gospel, entre outros e cantava ao seu estilo.

O filme conta a história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde garoto até o início do sucesso em Memphis. Johnny, que chegou a farrear com Elvis Presley e diversos cantores, tinha uma personalidade forte, marginal por sua infância conturbada.

Ao conhecer a cantora June Carter (Reese Whiterspoon), se apaixonam e ela tenta salvar ele de sua autodestruição por uso de bebidas e outras drogas.

6 - Os Cinco Rapazes De Liverpool

Cena de Os Cinco Rapazes de Liverpool

Cinco? Sim, estamos falando dos Beatles! O filme acontece antes da banda ser famosa, são os amigos tocando em bares e sonhando em alcançar a fama aprontando todas!

O longa centra bastante Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff), que foi o primeiro baixista da banda. O "Quinto Beatle" era artista plástico e conhece Astrid (Sheryl Lee), que foi responsável por criar o visual "terninho e cabelos" dos garotos. Os dois acabam se apaixonando, o que faz Stuart ter de escolher entre seu amor por ela e o amigo John Lennon.

Além das atuações maravilhosas, a trilha sonora é deliciosa.

7 - The Wonders - O Sonho Não Acabou

Cena de The Wonders

O filme é dirigido e estrelado pom Tom Hanks! Ele faz o papel de um produtor musical, o Sr. White. Uma banda amadora, nos anos 1960, após os Beatles chegarem com tudo nos EUA, conquista o sucesso repentino ao participar de um concurso da cidade. A canção ''That Thing You Do" cai no gosto das pessoas e a banda fica famosa!

A história é boa, o elenco do filme promove atuações perfeitas e a trilha sonora é sensacional! É como se realmente tivesse existido a banda. The Wonders é a melhor banda que nunca existiu! Um clássico para assistir e cantar junto.

8 - The Dirt - Confissões Do Mötley Crüe

Cena de The Dirt

O filme da Netflix foi lançado no ano passado e aborda a banda icônica de Glam Rock/Heavy Metal Mötley Crüe. Sim, o filme não esconde o "sexo, drogas e rock 'n roll", que sempre estiveram em torno da banda.

Os protagonistas Nick (Douglas Booth), Mick (Iwan Rheon), Tommy (Machine Gun Kelly) e Vince (Daniel Webber), com suas personalidades e dramas diferentes, mostram o que às vezes pode parecer ser um filme "rápido", mas que pincela todas as fases do grupo e consegue ser empolgante e divertido com os melhores clássicos do Mötley.

9 - Rock Star

Cena de Rock Star

Um jovem nos anos 1980 muda a sua vida quando sai de uma banda tributo para substituir e se tornar o vocalista da banda que mais ama, o Steel Dragon. Chris Cole (Mark Wahlberg) se transforma no que sempre sonhou: um grande rock star, com festas, exageros e maquiagens! A namorada de Chris, Emily (Jennifer Aniston), sofre para acompanhar a nova rotina do companheiro.

Apesar de previsível, o filme possui ótimas cenas e com participações especiais de Zakk Wylde, do Black Label Society, entre outros. Um longa para quem ama Hard Rock/Heavy Metal.

10 - Somos Tão Jovens

Cena de Somos Tão Jovens

Temos um filme nacional na nossa lista. Com o cenário de 1973 em Brasília, vemos a trajetória do compositor Renato (Thiago Mendonça), nas suas primeiras influências com a música, as poesias e o punk rock na sua juventude. Posteriormente, ele entra no cenário musical da capital do Brasil e ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, futuramente, o Legião Urbana, tornando-se assim Renato Russo.

O filme é sobre o início de um jovem que foi ídolo de toda uma geração e não mostra o seu fim. Podemos ver como os problemas dele acabaram criando o caminho para suas músicas.


Veja também: Bruna Linzmeyer é estrela da música em trailer de Alice e Só


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus