cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mensagens subliminares que você não percebeu em Ilha do Medo

    O final foi construído com detalhes sutis ao longa da trama
    Por Duda Smilari
    12/03/2021 - Atualizado há 4 meses

    O filme de Martin Scorsese traz a clássica maneira do diretor de deixar o espectador totalmente vulnerável à verdade por trás de cada detalhe.

    Ilha do medo é um thriller de horror que traz Leonardo Dicaprio como detetive Teddy Daniels. Ele é encaminhado a investigar o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston.

    Cena de Ilha do MedoReprodução

    Com uma trilha sonora impecável e uma construção de personagem invejável, Martin Scorsese foca no caminhar de uma investigação incansável de Teddy Daniels. No final, entretanto, o roteiro contém uma reviravolta que surpreende o espectador com um plot twist de toda a investigação.

    Você sabia que, na realidade, já era possível identificar esse final surpreendente? Aliás, Scorsese deu várias dicas de suposição. Confira três:

    Continua após o anúncio

    Teddy Daniels sempre está na cena

    Martin Scorsese deixa claro, desde o primeiro minuto, que o filme vai ser apresentado a partir da perspectiva do personagem. Ou seja, NADA que ocorre no filme tem a ausência de Teddy Daniels, e isso é visto a todo o momento em filmes que contém um plot twist final, como por exemplo, Clube da luta, de 1999.

    Teddy DanielsReprodução

    A primeira cena dizia tudo

    Na primeira cena do filme, quando Teddy Daniels aparece no navio enjoado, o diretor faz questão que o protagonista olhe diretamente para a câmera, assim, transmitindo a ideia de quebra da quarta parede, outro indício muito utilizado que simboliza a loucura. Isso é comum quando querem apresentar alguém que, no fundo, não é o que imaginamos.

    Cena do espelho em Ilha do MedoReprodução
    Continua após o anúncio

    O tratamento do personagem

    Outro indício interessante usado na narrativa é o tratamento psicológico pelo qual o personagem estava passando. Esse tipo de tratamento se chama Psicodrama, que é basicamente relacionada a uma encenação. O objetivo é a exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, no intuito de desenvolver os sentidos psíquicos da própria pessoa. 

    Trailer Oficial