cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Você sabe quem é a mente por trás de grandes filmes da Marvel e DC?

    Cineasta faz aniversário e mostra que entende mesmo de quadrinhos

    Por Redação
    05/08/2022 - Atualizado há 11 dias

    James Gunn faz aniversário como um dos cineastas mais inspirados da atualidade. Depois de roteirizar Scooby-Doo (2002), escreveu e dirigiu o filme de super-herói Super (2010), chamou a atenção da Marvel Studios e nos deu alguns dos títulos mais legais da empresa: Guardiões da Galáxia (2014) e Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017).

    Depois de algumas polêmicas relacionadas à postagens antigas no Twitter, Gunn foi demitido da Marvel e foi parar na DC, onde assumiu Esquadrão Suicida com a missão de repetir o que fez com Guardiões da Galáxia e transformar um grupo em um sucesso. E ele conseguiu!

    E ainda nos presenteou com uma das melhores séries inspiradas em quadrinhos já feitas: Pacificador.

    Carreira

    James Francis Gunn Jr. nasceu em 05 de agosto de 1966 em St. Louis, Missouri e foi criado em Manchester, Missouri. O pai de Gunn, James F. Gunn, é advogado corporativo e o sobrenome da família é derivado do irlandês nome MacGilGunn que significa "Filhos aos servos do Deus dos Mortos".

    Ao crescer, ele foi influenciado por filmes de baixo orçamento, como A Noite dos Mortos-Vivos e Sexta-Feira 13 e frequentava sessões de filmes B em St. Louis. Aos 12 anos, começou a fazer filmes em oito milímetros com temáticas de zumbis. Seus irmãos eram os atores e ele filmava em um bosque perto de sua casa.

    James passou a frequentar a Saint Louis University, onde se graduou com o bacharelado em Psicologia em 1992 e estudou cinema na Loyola Marymount University em Los Angeles por dois anos, mas não chegou a se formar. Mais tarde, ele ganhou um Master of Fine Arts da Universidade de Columbia, em 1995.

    Começou sua carreira como roteirista no final de 1990 e escreveu Tromeu & Julieta (1996), Scooby-Doo (2002), Scooby-Doo 2 e a versão de 2004 de Madrugada dos Mortos.

    Gunn começou a trabalhar também como diretor na comédia de terror Slither (2006). Em seguida, ele escreveu e dirigiu os filmes de super-herói Super (2010), Guardiões da Galáxia (2014) e Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) e O Esquadrão Suicida (2021), mudando tanto a Marvel quanto a DC nos cinemas.

    Diretor James Gunn no set de Esquadrão SuicidaDivulgação

    Músicas

    O filme que colocou James Gunn como um dos grandes cineastas da atualidade foi Guardiões da Galáxia. O longa conquistou fãs pela história, personagens e pelas músicas, muitas delas ainda utilizadas em séries e filmes após o longa de 2014. 

    E vale lembrar que o cineasta é um fanático por músicas. "Sou obsessivo-compulsivo. Faço o download de muitas canções e fico ouvindo sem parar. Possuo milhares de canções e provavelmente entendo mais sobre música do que sobre filmes", admitiu o diretor James Gunn em entrevista o Cineclick.

    Todos os filmes do diretor contam com músicas antigas de qualidade, muitos clássicos e algumas até mesmo desconhecidas. "A escolha da trilha sonora é muito orgânica. Começo reunindo várias músicas de uma época e isso gera uma lista com centenas delas. Então separo aquelas que amo, seriam ótimas para o filme e se encaixariam com aquela energia. Escrevo o roteiro e penso onde cada música poderia se encaixar. Às vezes, uma composição especifica me vem à mente, às vezes, eu escuto várias músicas para ver se alguma delas se encaixa, algumas vezes nenhuma delas funciona e volto a procurar opções na internet", explica Gunn em entrevista o Cineclick.

    Guardiões da Galáxia Vol. 3

    Próximo filme do diretor, Guardiões da Galáxia Vol. 3 tem lançamento previsto para 27 de abril de 2023 e trará o retorno de boa parte do elenco principal, incluindo Chris Pratt, Karen Gillian, Dave Bautista e Zoe Saldana. A trama do longa permanece em segredo, assim como a possível entrada de novos nomes no elenco.

    Guardiões da Galáxia Vol. 1 e Guardiões da Galáxia Vol. 2 foram lançados em 2014 e 2017, respectivamente, e se tornaram dois dos maiores sucessos do Universo Cinematográfico da Marvel. Juntos, os longas somaram mais de US$ 1.6 bilhão mundialmente.

    Veja também