Mentiras e bom humor marcam primeiro trailer de O Auto da Boa Mentira, filme baseado nas histórias de Ariano Suassuna
"Eu gosto do mentiroso que mente por amor à arte". É essa frase icônica que dá início ao primeiro trailer oficial de O Auto da Boa Mentira, novo longa nacional que chegará aos cinemas em abril baseado nas incríveis histórias do dramaturgo Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida.
Com direção de José Eduardo Belmonte e estrelada por Cássia Kis, Nanda Costa, Leandro Hassum, Renato Goés e Jesuíta Barbosa, a comédia tem roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto e contará quatro histórias que foram criadas a partir de clássicas frases do saudoso Suassuna.
O Auto da Boa Mentira
A primeira história de O Auto da Boa Mentira é focada em Helder, subgerente de RH vivido por Leandro Hassum. Ele é uma pessoa anônima que acaba sendo confundido com um famoso comediante. Porém, ao invés de desmentir o ocorrido, passa a gostar da falsa fama. No entanto, quando ele tem um encontro com Caetana, personagem de Nanda Costa, começa a repensar na mentira que deixou crescer.
O segundo conto acompanha Fabiano (Renato Góes), jovem que costuma não acreditar em nada do que lhe contam. Porém, quando cruza o caminho de um misterioso circense que lhe conta algo sobre seu pai e sua mãe (Cássia Kis), Fabiano fica intrigado e busca a ajuda do palhaço Romeu para descobrir a verdade.
A terceira história conta com o ator britânico Chris Mason, da série Pretty Little Liars, e é ambientada na cidade do Rio de Janeiro. Nela, um gringo que se acha carioca inventa que sofreu um assalto após faltar no aniversário de Zeca, papel de Sérjão Loroza. O que ele não esperava era que sua mentira chegaria aos ouvidos do chefe do tráfico (Jesuíta Barbosa).
A última história de O Auto da Boa Mentira é uma das mais conhecidas do público e aborda o preconceito com aqueles que nunca foram à Disney. O conto traz a estagiária Lorena, vivida por Cacá Ottoni, que integra o time da agência de publicidade de Noberto (Luis Miranda), mas que se sente invisível perante aos demais funcionários. Enquanto inventa mentiras sobre suas viagens, ela sonha com o “pseudointelectual” Felipe, personagem do ator Johnny Massaro.
Elenco
O elenco de O Auto da Boa Mentira ainda traz nomes como Rocco Pitanga, Giselle Batista, Michelle Batista, Bruno Bebianno, Leo Bahia, Letícia Novaes/Letrux, Letícia Isnard e Karina Ramil.
A produção do filme foi assinada por Guel Arraes e a produção executiva conta com Fatima Pereira, Luciana Pires, Mônica Monteiro e Rômulo Marinho.
O Auto da Boa Mentira tem distribuição da Imagem Filmes e chega aos cinemas brasileiros em abril.
Ariano Suassuna
Ariano Suassuna nasceu em 1927 em João Pessoa, Paraíba, e além de dramaturgo, também foi advogado, professor e idealizador do Movimento Armorial, que visava a valorização das artes populares nordestinas. Com um talento e uma veia cômica inconfundíveis, que viriam a se tornar populares em seus trabalhos, Suassuna tornou-se um dos nomes mais importantes da cultura brasileira.
Em 1989 ele ocupou a Cadeira nº 32 na Academia Brasileira de Letras, instituição cultural que visa o cultivo da língua e da literatura nacional. Além da popular O Auto da Compadecida, suas outras obras incluem O Rico Avarento (1954), O Santo e a Porca (1957) e A Caseira e a Catarina (1962).
Ariano faleceu em 2014, aos 87 anos de idade, vítima de um infarto, e deixou muitas saudades.