Minha História: Um incrível mergulho na vida de Michelle Obama

Produção da Netflix acompanha a vida de uma das mulheres mais inspiradoras da atualidade

16/06/2020 17h30

Por Thamires Viana

"Uma pequena parte de mim se desenvolveu naqueles oito anos. A maior parte de mim vem de muito antes". A frase marca o documentário Minha História, produção que aprofunda a vida de Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, e acompanha uma turnê do lançamento de sua autobiografia homônima.

No catálogo da Netflix, o documentário mergulha na vida pessoal de Michelle, relembrando os bons e maus momentos vividos por ela - e pela família Obama - na Casa Branca, ao mesmo tempo em que somos levados a conhecer mais sobre sua infância, seus estudos em Princeton e Harvard, até o início do relacionamento com Barack Obama, ex-presidente do país.

Conheça mais sobre Minha História:

Retrato intimista

Regado de músicas saídas diretamente da playlist de Michelle, o documentário toma um tom divertido enquanto passa pelos bastidores da turnê promovida por ela. Nas palestras apresentadas em 34 cidades dos EUA, ela conversa com mediadores famosos como Oprah Winfey, Reese Whiterspoon e Stephen Colbert, revelando detalhes de como era a vivência da primeira família negra a ocupar um dos cargos mais importantes do mundo.

Michelle se tornou uma presença política e social marcante durante os oito anos em que Barack esteve à frente da presidência. Com discursos inspiradores, muitas vezes alvos de críticas, ela se manteve como braço direito do marido, acompanhando-o em eventos públicos e mantendo sua voz sempre ativa.

Mesmo após o fim do mandato, Michelle decidiu que era hora de compartilhar essas experiências com o mundo e, em 2018, escreveu Becoming, sua autobiografia. Nela, a americana traça um paralelo entre sua infância em Chicago ao lado dos pais e do irmão mais velho, até chegar ao cargo de primeira dama dos Estados Unidos. 

Trazendo relatos emocionantes, como a depressão pós-parto e os receios enfrentados ao chegar à Casa Branca, Michelle descreve sempre de maneira simples o dia a dia de ser uma figura pública sem deixar de lado suas raízes. Ela também relata assuntos delicados como racismo, contando que viu sua família ser vítima de discriminação na infância e que ao entrar em Princeton, uma das universidades mais renomadas dos EUA, descobriu que sua colega de quarto mudou-se após a mãe descobrir que ela moraria com uma negra.

Tom divertido 

Minha História também conta com momentos descontraídos que trazem a ex-primeira dama sendo "gente como a gente". Em uma das cenas ela relata como é ter guarda-costas 24h por dia e brinca com Allen Taylor, chefe de segurança que trabalha com ela desde o início do mandato de Obama. "Allen é quase um irmão. Eu passei a maior parte do tempo olhando para a nuca dele", revela ela às gargalhadas. 

Em outra cena para lá de divertida, ela conta que teve de pedir às funcionárias da Casa Branca que deixassem suas filhas - Sasha e Malia - arrumarem os próprios quartos. "Eu não poderia criar filhas que não sabem arrumar suas camas. Elas não iriam morar lá para sempre", diz ela em um dos trechos.

Ela também descreve como conseguiu "escapar" dos agentes secretos para assistir de perto a reação do público quando a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento homoafetivo. "Eu estava com minha filha e queríamos ver aquilo de perto. Fomos pelas escadas dos fundos para assistir e ficamos num cantinho da casa observando as pessoas lá fora", entrega.

Inspiração

Como forma de incentivo a jovens negros, Michelle percorre diversas cidades e reúne grupos para falar sobre inspiração. Durante rodadas de bate-papos, ela escuta histórias de meninas e meninos que buscam se espelhar em sua vida e oferece conselhos para que trilhem seus caminhos por meio da educação e da coragem. "A vida é curta e não podemos esperar que o mundo seja igualitário para começarmos a nos sentir vistos", diz ela quando perguntada se já se sentiu invisível alguma vez.

Produção

Com direção de Nadia Hallgren, o documentário também traz relatos de Barack Obama e das filhas do casal, de Melissa Winter, assessora particular de Michelle, além de fãs e amigos que relatam a importância de acompanhar de perto uma das mulheres mais queridas e inspiradoras da atualidade. 

Minha História está disponível no catálogo da Netflix.

Confira o trailer:

Veja também: Confira os seis melhores filmes originais da Netflix


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus