cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mix Brasil 2021 tem representante brasileiro ao Oscar 2022 e filme que chocou Cannes

    Evento em formato híbrido começa hoje (10) e vai até o dia 21 de novembro
    Por Flávio Pinto
    10/11/2021 - Atualizado há 22 dias

    Hoje (10) será iniciada mais uma edição do Festival Mix Brasil, o principal evento brasileiro focado em cinema LGBTQIA+, com nomes prestigiadas e uma programação vasta.

    Este ano, o evento, tal como a Mostra SP, será realizada em formato híbrido, com exibição de filmes online — por meio da plataforma Sesc Play —, assim como nas salas de cinema.

    Dentre os principais títulos do Mix Brasil 2021, estão Deserto Particular, filme de Aly Muritiba que representará o Brasil no Oscar 2022, e Benedetta, novo filme de Paul Verhoeven que chocou em Cannes 2021.

    Continue a leitura para saber mais detalhes.

    Filme polêmico abre programação

    Benedetta, título polêmico — do igualmente controverso — Paul Verhoeven, abre a programaçãoDivulgação (IMOVISION)

    Benedetta abrirá a sessão para convidados desta noite, no Cinesesc. Depois, o título polêmico de Cannes terá apenas uma sessão liberada ao público, no dia 18 de novembro. Esta será a primeira exibição para o público da América Latina. 

    O filme acompanha Benedetta Carlini (Virginie Efira), uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância, quando foi dada por sua rica família ao convento. Desde então ela sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas sobre a Virgem Maria, além de clamar que consegue se comunicar com ela, e visões eróticas com Jesus Cristo. 

    Assistida por uma companheira, Carlini se verá ameaçada quando sua relação com sua rebelde ajudante se transformar em um conturbado romance amoroso. Ela foi considerada mística e venerada por sua comitiva religiosa por conta de sua fé, mas foi presa e condenada por safismo.

    Em Cannes, a recepção foi intensa. Muitas pessoas odiaram o filme, enquanto outras amaram. Já nos Estados Unidos, muitos protestantes religiosos panfletaram fora das salas de cinema contra a exibição do título.

    Atrações nacionais

    Deus Tem Aids, de Fábio Leal e Gustavo Vinagre é um dos destaques do anoDivulgação

    A Mostra Competitiva de longas e médias nacionais deste ano conta com sete filmes concorrendo ao prêmio Coelho de Ouro de melhor produção brasileira. 

    Deserto Particular, representante brasileiro ao Oscar 2022 é um deles. Completam a lista de concorrentes: A Primeira Morte de Joana de Cristiane Oliveira, exibido no Festival de Gramado; Até o Fim de Glenda Nicácio e Ary Rosa; Deus Tem AIDS (imagem) de Fábio Leal e Gustavo Vinagre; Madalena de Madiano Marcheti; Máquina do Desejo de Joaquim Castro e Lucas Weglinski e Vênus de Nyke de André Antônio.

    A seletiva nacional também traz também cinco filmes dedicados ao cantor Ney Matogrosso, homenageado com o prêmio Ícone Mix deste ano, como Ney À Flor da Pele, de Felipe Nepomuceno; Ralé de Helena Helena Ignez; Depois de Tudo, de Rafael Saar; Caramujo-Flor e Olho Nu, ambos de Joel Pizzini

    Abertura oficial do Mix Brasil 2021

    Programação completa

    A programação online do Mix Brasil 2021 poderá ser acessada gratuitamente no site oficial do evento. Os filmes poderão ser assistidos pelas plataformas digitais InnSaei, Sesc Digital e Spcine Play

    Lembrando que o acesso a alguns filmes será limitado, enquanto outros longas-metragens serão exibidos apenas em sessões presenciais em São Paulo.

    Leia também