cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Monique Gardenberg roda Benjamin

    Por Da Redação
    01/07/2002

    Monique Gardenberg, diretora de Jenipapo (1996), está filmando agora Benjamim, adaptação do livro homônimo de Chico Buarque, em diferentes pontos do Rio, além de ter cenas em Paris, que aguardam ainda financiamento para serem rodadas. Benjamim, romance policial considerado infilmável até então, tem co-produção de Paula Lavigne e colaboração "afetiva" de Caetano Veloso. Monique já dirigiu um dos shows de Caetano, Fina Estampa.

    O protagonista, Benjamim Zambraia, interpretado por Danton Mello na juventude e mais tarde por Paulo José, é um ex-modelo fotográfico com instintos persecutórios. Para compor o personagem principal, o ator Paulo José passou por uma experiência inusitada: durante duas semanas, sem pausa, e o dia inteiro, o ator viveu o personagem, garantindo sua unidade. Estão no elenco ainda Guilherme Leme, Ernesto Piccolo, Chico Diaz e Cleo Pires.

    O longa-metragem respeita fielmente o texto de Chico, que inclusive acompanhou de perto a adaptação do romance para a telona. Vale lembrar que já não é a primeira vez que Chico Buarque tem uma obra sua transposta para o cinema. Estorvo, longa filmado por Ruy Guerra, é baseado também em romance de mesmo nome do músico e escritor. Benjamim é considerado pela equipe uma produção média, orçada em R$ 2,5 milhões. Monique ainda espera uma ajuda final para garantir os dias de filmagens em Paris, pois o roteiro prevê cenas em frente da catedral de Notre-Dame, no museu do Louvre, num café parisiense e uma cena de rua.