cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Montamos uma lista com os principais filmes da Marvel e da DC

    Filmes da Marvel/DC
    Por Da Redação
    03/09/2020 - Atualizado há 20 dias

    Durante anos, a DC Comics conseguiu se manter à frente da batalha dos super-heróis no cinema. O grande problema foi ancorar-se basicamente em um único personagem: o Batman. O plano da Marvel, por outro lado, foi mais paciente e ambicioso.

    Das 40 maiores bilheterias da história do Cinema, 20%, hoje, são de filmes protagonizados pelos heróis da Marvel ou da DC. 

    E, aparentemente, a tendência é que esse número cresça.

    Não é à toa: os filmes trazem um mix perfeito de ação, aventura, emoção e humor, além de serem verdadeiras obras-primas quando o assunto é efeitos especiais. 

    A seguir, preparamos uma lista com os 5 maiores filmes de cada estúdio.

    Os 5 principais filmes da Marvel:

    5. Capitão América: Guerra Civil (2016)

    O terceiro filme do Capitão América tem como pano de fundo um dos eventos mais importantes dos quadrinhos da Marvel: a Guerra Civil, que explora o conflito político entre uma série de personagens de seu universo e marca a chegada triunfal de dois de seus heróis mais queridos: Homem-Aranha e Pantera Negra.

    O filme faturou 1,153 bilhão de dólares ao redor do mundo.

    4. Homem-aranha (2002)

    A Sony lança a primeira trilogia cinematográfica do aracnídeo, com Tobey Maguire no papel de Peter Parker e Sam Raimi na direção. Homem-Aranha arrecada US$ 821 milhões mundialmente (para um orçamento de US$ 139 milhões).

    Para a época, foi um sucesso estrondoso e o filme tem um papel de pioneiro para o formato do gênero na década que se seguiu.

    3. Pantera Negra (2018)

    Com cenas de ação arrebatadoras, um elenco estrelado por atores e atrizes negros e visuais deslumbrantes, “Pantera Negra” conquistou não só o público, mas também a crítica e uma legião de fãs que, até então, não se sentiam representados. 

    O filme bateu recordes de bilheteria, foi indicado ao Oscar e é considerado uma das produções mais importantes da Marvel até hoje.

    2. Vingadores - Ultimato (2019)

    Grandioso, "Vingadores: Ultimato" representa o auge do MCU. É a reunião e celebração da construção de 10 anos de um universo cinematográfico. É onde tudo desemboca. É onde a maior ameaça de todas é vencida. É onde todos os heróis se reúnem.

    É o ato final e uma carta de amor a todos os fãs de super-heróis.

    1. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

    "Vingadores: Guerra Infinita" foi a primeira produção do estúdio a colocar absolutamente todos os seus personagens em real situação de risco, além de jogar na mesa decisões que geram consequências reais para o universo. Thanos finalmente ganha protagonismo e representa uma mistura de loucura, inteligência e brutalidade nunca vista nos filmes anteriores. É o vilão com maior profundidade e rouba a cena no filme.

    Reunindo quase todos os personagens e elementos que fizeram da Marvel, a “Marvel, Guerra Infinita” é a produção com que os fãs de seus heróis sempre sonharam, e um presente para todos que acompanharam fielmente o MCU.

    Os 5 principais filmes da DC

    5. Aquaman (2018)

    Longe vão os dias em que quase todo mundo pensava que o Aquaman era um personagem brega. Com Jason Momoa interpretando o herói, não tem margem para esse pensamento.

    Dirigido pelo veterano James Wan, Aquaman foi um sucesso estrondoso. O filme fez milhões em todo o mundo e arrecadou boas críticas.

    4. Mulher-maravilha (2017)

    Depois de dois filmes decepcionantes ("Batman v Superman" e "Esquadrão Suicida"), "Mulher Maravilha" veio trazer alguma esperança aos fãs da DC. O filme arrecadou excelentes críticas e foi um verdadeiro sucesso de bilheterias. Mas mais do que isso, ela é o equivalente ao "Pantera Negra" na Marvel: diz tudo sobre representatividade.

    A poderosa atuação de Gal Gadot deu um novo tipo de empoderamento à personagem. Aliás, o resultado foi tão bom que a diretora Patty Jenkins renovou contrato para uma sequência do filme.

    3. Batman Begins (2005)

    Christopher Nolan se desprendeu de tudo o que já tinha sido feito com o gênero de super-heróis e trouxe a abordagem realista, com camadas e profundidades distintas. Bruce Wayne, o playboy que sai para jantar e se divertir e compra hotéis de sobremesa é um personagem tão interessante quanto aquele que se fantasia e sai à noite.

    A escolha de Christian Bale para protagonizar a história foi corretíssima, pois ele demonstra na voz a diferença entre os três personagens que interpreta: Batman, o playboy e o verdadeiro Bruce Wayne. "Batman Begins" humaniza o Batman como nunca havia sido feito antes nas telonas.

    2. Coringa (2019)

    Dirigido por Todd Phillips, o filme vai na contramão das produções da DC até então e se propõe a ser, sobretudo, um drama psicológico sobre o impacto que a sociedade e as relações familiares exercem sobre um personagem que vive na marginalidade. 

    É muito mais um filme de anti-herói do que de vilão, humanizando o Coringa - um dos antagonistas mais icônicos e caricatos do universo da DC - e tocando em temas social e politicamente relevantes do período de sua realização (2019).

    1. Batman - O Cavaleiro Das Trevas (2008)

    Mais um dos filmes dirigidos por Christopher Nolan, O "Cavaleiro das Trevas" é considerado por muitos o melhor filme de super-heróis já feito. Para além de uma trama incrível, que coloca o Batman rivalizando com o caos de seu maior antagonista, foi a performance de Heath Ledger como Coringa que roubou a cena.

    O Cavaleiro das Trevas foi, ainda, indicado em oito categorias no Oscar de 2009, tendo vencido dois deles, mas o destaque fica para o Oscar Póstumo de Melhor Ator Coadjuvante para o falecido Heath Ledger.

    Esses foram os principais filmes da Marvel e da DC na história. Se você quer saber mais sobre o universo dos super-heróis, os maiores anti-heróis e super-heroínas e a trajetória dos principais estúdios para a dominação do gênero em Hollywood, não deixe de conferir nosso artigo "A evolução dos filmes de super-herói no cinema".