cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre ator de Cinema Paradiso

    Por Da Redação
    24/11/2006

    O ator francês Philippe Noiret morreu aos 76 anos, nesta quinta-feira (23/11), em Paris, após uma longa luta contra o câncer. Com uma carreira de 50 anos, ele atuou em quase 150 filmes, sendo um dos atores mais requisitados por cineastas franceses e italianos. Noiret alcançou maior popularidade após ter atuado no longa Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore (1991). Ele interpretava Alfredo, o projecionista do cinema paroquial da pequena cidade chamada Giancaldo, na Sicília.

    O primeiro longa-metragem que contou com sua participação no elenco foi La Pointe-courte, de Agnès Varda, em 1956. Em sua filmografia encontramos grandes títulos como O Carteiro e o Poeta, de Michael Radford (1994), Armadilhas do Poder, de Francesco Rosi (1989), e Pai, Filhos & Etc, de Michel Boujenah (2003).

    O presidente da França Jacques Chirac disse, por meio de uma nota assinada, que Noiret foi um dos mestres do palco e da tela, sendo um dos atores mais marcantes e cativantes do país, conquistando os corações de todos os franceses. Chirac elogiou o humor, a inteligência e a elegância do ator.