cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre autor de American Splendor

    Por Da Redação
    12/07/2010

    O norte-americano Harvey Pekar, autor da série autobiográfica American Splendor, morreu nesta segunda-feira (12/7), aos 70 anos, em Cleveland, nos EUA. Ele foi encontrado morto, em sua residência, por sua esposa, Joyce Brabner.

    Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, o policial que atendeu à solicitação de Brabner, afirmou que o quadrinista sofria de asma, pressão alta, câncer de próstata e depressão.

    American Splendor, trabalho mais conhecido de Pekar, teve sua primeira edição publicada em 1976. Diversos ilustradores colaboraram com a série ao longo dos anos, entre eles, Robert Crumb, Spain Rodriguez, Frank Stack e Joe Sacco.

    A HQ chegou a ser adaptada para os palcos em 1987. Dezesseis anos depois, em 2003, ganhou uma versão cinematográfica, intitulada O Anti-Herói Americano, estrelada pelo ator Paul Giamatti.

    The Beats: a Graphical History está entre os últimos trabalhos do quadrinista e mostra a trajetória de Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William S. Burroughs, escritores da contracultura.

    Bob & Harv – Dois Anti-Heróis Americanos foi a única HQ de Pekar publicada no Brasil, que traz as colaborações entre ele e Robert Crumb. A editora Conrad é a responsável pelo lançamento.

    Além dos quadrinhos, ele também ficou famoso pelas diversas conversas que teve com o apresentador David Letterman, em seu talk show, durante os anos 80 e início dos 90.