cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre criador do "óleo de lorenzo", que deu origem ao filme

    Augusto Odone teve sua história de obstinação interpretada na tela por Nick Nolte
    Por Roberto Guerra
    26/10/2013

    O ex-economista do Banco Mundial Augusto Odone, inventor do Óleo de Lorenzo que deu origem ao filme de mesmo, nome morreu aos 80 anos na última quinta-feira (24) na Itália.

    Odone e sua mulher, Michaela, se recusaram a aceitar o prognóstico médico de que seu filho de seis anos, Lorenzo, tinha apenas alguns anos de vida depois de diagnosticado com adrenoleucodistrofia, ou ALD, que destrói as células do cérebro de crianças.

    No início da década de 80, eles mergulharam em pesquisas médicas e, com a ajuda de um químico britânico, criaram um tratamento a partir dos óleos de oliva e de colza.

    O produto terapêutico, que ficou conhecido como "Óleo de Lorenzo", foi dado ao menino e reduziu os níveis de ácidos graxos de cadeia longa que danificavam as células do cérebro em pessoas que sofrem de ALD. Embora tenha permanecido gravemente incapacitado, Lorenzo viveu até os 30 anos.

    A história da família foi retratada em 1992 no filme O Óleo de Lorenzo, estrelado por Nick Nolte, no papel de Odone, e por Susan Sarandon, como sua mulher.