cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre Mario Monicelli, pai da comédia italiana

    Por Da Redação
    29/11/2010

    No mesmo dia, três grandes nomes relacionados à sétima arte estamparam as notícias do mundo da forma mais desagradável possível. Após Leslie Nielsen e Irvin Kershner, Mario Monicelli, grande realizador italiano, faleceu hoje (29/11). De acordo com a agência italiana Ansa, o cineasta de 95 anos se jogou da janela do San Giovanni de Roma, hospital onde estava internado para tratar um tumor.

    Mario Monicelli nasceu no dia 15 de maio de 1915, na cidade de Viarregio, na Itália. Começou sua carreira como cineasta em 1934, quando dirigiu o curta-metragem Cuore Rivelatore ao lado do amigo Alberto Mondadori. Começou sua produção individual à partir de 1954, ajudando na filmografia da Itália no pós-guerra. Em 1958, Monicelli reuniu um grande elenco em seu filme Os Eternos Desconhecidos, com importantes nomes como Vittorio Gassman, Marcello Mastroiani, Totò e Cláudia Cardinale. Este filme também inaugurou o que depois veio se chamar commedia all’italiana, baseada em elementos tipicamente italianos.

    Com seu filme La Grande Guerra, Monicelli venceu o Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza de 1959 e também conseguiu sua primeira nomeação para o Oscar, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Quatro anos depois, o diretor conseguiria novamente este feito, com o longa Os Companheiros.

    Entre as principais obras do diretor ainda estão O Incrível Exército de Brancaleone, Quinteto Irreverente e Meus Caros Amigos.