Mandela morre aos 95; Veja como o líder foi retratado no cinema
Morreu na noite desta quinta-feira, 5, o ativista político Nelson Mandela. Ele estava em sua residência em Johannesburgo, onde repousava desde o dia 1 de setembro após quatro meses de internação por infecção pulmonar. O ex-presidente sul-africano vivia com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.
Símbolo do combate à segregação racial, mais conhecida como apartheid, Mandela dedicou sua vida e carreira política à luta contra a discriminação na África do Sul. Sua trajetória foi marcada por conquistas sociais, coroadas em 1993 com o prêmio Nobel da Paz e o reconhecimento mundial.
A vida de Nelson Mandela foi retratada diversas vezes no cinema, com um novo título prestes a estrear nas telas de todo o mundo. Mandela - Walk To Freedom, ainda sem data final definida para chegar no Brasil, dará uma nova versão para a trajetória do líder político.
Mandela também foi retratado nas telonas em longas como Winnie Mandela: a life, Mrs. Mandela, Invictus, The fall of apartheid, Goodbye bafana, Mandela - Luta Pela Liberdade, Mandela e de Klerk e Mandela.