cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre o cineasta italiano Bruno Mattei

    Por Da Redação
    25/05/2007

    Foi divulgado que o cineasta italiano Bruno Mattei morreu na última segunda-feira (21), em Roma. Ele entrou em coma dias antes de morrer após ter sido internado por duas semanas para tratamento de câncer no estômago.

    Mattei nasceu em julho de 1931 em Roma. Aos 20 anos, começou a trabalhar no pequeno estúdio de edição de seu pai, onde foi aprendendo as técnicas cinematográficas. Nos anos 60 e 70, ele editou mais de 100 filmes de cineastas italianos, como Roberto Bianchi Montero e Nick Nostro. Sua carreira como diretor de cinema começou em 1970, quando dirigiu o longa Armida il Dramma di una Sposa sob o pseudônimo de Jordon B. Matthews.

    Sua carreira foi pontuada por filmes de terror trash, como Night Of The Zombies (1980) e Predadores da Noite (1981). Suas produções, especialmente a partir do fim dos anos 70, tinham como característica a violência explícita e altas pitadas de erotismo, fazendo com que seu trabalho fosse cultuado entre cinéfilos apreciadores de filmes de terror de baixo orçamento. O uso de imagens de arquivo e trechos de documentários em suas produções, além das fracas interpretações, fizeram com que Mattei ganhasse o apelido de "Ed Wood italiano", referência ao cineasta norte-americano conhecido como o pior de toda a história do cinema. Ele também dirigiu filmes pornôs - inclusive com Cicciolina, a atriz de filmes eróticos mais famosa da Itália -, geralmente assinando com pseudônimos.

    Aos 76 anos, Mattei continuava dirigindo longas-metragens, lançados para o mercado de vídeo italiano. Antes de morrer, ele estava trabalhando na seqüência Island of the Living Dead 2.