cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre Peter O'Toole, astro imortalizado por Lawrence da Arábia

    Ator irlandês tinha 81 anos. Causa oficial da morte não foi revelada
    Por Gustavo Assumpção
    15/12/2013

    Morreu neste sábado aos 81 anos o ator irlandês Peter O'Toole, estrela do épico superpremiado Lawrence Da Arábia. Um dos maiores atores de sua geração, Peter foi indicado oito vezes ao Oscar. A família não informou o motivo da morte  - a única informação sobre seu falecimento veio de seu agente, que informou que o ator "estava muito doente".

    O ator, que nasceu em County Galway, na Irlanda, foi criado em Leeds, na Inglaterra, e começou logo cedo a interpretar papéis menores em teatros por lá. Foi só em 1962 que começou sua carreira no cinema, logo no épico Lawrence Da Arábia, no qual interpretou um militar inglês que lutou na frente turca da Primeira Guerra Mundial. O papel imortalizou o ator na história do cinema.

    Lawrence da Arabia

    Oito vezes indicado ao Oscar, o ator foi finalista por seus trabalhos em filmes como Becket (1964), O Leão No Inverno (1968), Adeus, Mr. Chips (1969), A classe governante (1972), O substituto (1980) e Um Cara Muito Baratinado (1982), mas nunca chegou a vencer a premiação. Em 2003 recebeu da Academia um Oscar honorário por sua carreira.

    Um de seus últimos trabalhos foi ter emprestado a voz para o personagem Anton Egon da animação Ratatouille.

    Em julho de 2011, o ator havia informado que não iria mais atuar. "O coração disso [ser ator] saiu de mim", disse em carta aberta. Porém, rumores dizem que ator estava no elenco de Mary, filme em pré-produção e previsto para estrear em 2014.