cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Morre roteirista italiano indicado ao Oscar

    Por Da Redação
    18/01/2008

    Morreu na manhã desta sexta-feira (18), em sua casa em Roma (Itália), o roteirista italiano Ugo Pirro. As causas da morte de Pirro, aos 87 anos, não foram divulgadas.

    O prefeito Walter Veltroni da cidade colocou a Casa do Cinema de Roma à disposição da família para que os cidadãos possam participar do velório e prestar sua última homenagem a Pirro. A cerimônia está marcada para ocorrer amanhã, às 10h30, seguida de discursos. Não foram confirmadas as personalidades que participarão das homenagens oficiais ao roteirista.

    Um dos mais prestigiados profissionais de cinema mundial, Pirro foi indicado a dois Oscars, pelos roteiros de Investigação sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970), dirigido por Elio Petri, e O Jardim dos Finzi Contini (1970), de Vittorio de Sica. O auge de sua popularidade se deu entre as décadas de 60 e 70. Ativo desde 1951, quando assinou o roteiro de Achtung! Banditi! - protagonizado pela musa italiana Gina Lollobrigida -, Pirro tem mais de 50 trabalhos no currículo. Seu último roteiro foi de Ninfeta Italiana, longa dirigido por Lina Wertmuller em 1996.