cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    MOSTRA 2010: Meus filmes abrem portas histórias, afirma diretor de Fora da Lei

    Por Heitor Augusto
    22/10/2010

    Quando chegou à Cannes em maio deste ano, o franco-argelino Rachid Bouchareb não esperava que Fora da Lei, um dos candidatos à Palma de Ouro do festival francês, fosse recebido com uma saraivada de ataques. “Uma grande surpresa, para mim, certamente. Já se passaram 53 anos da Batalha de Argel e ainda acontecem reações assim”, afirmou o cineasta em entrevista por telefone ao Cineclick.

    Fora da Lei, que tem sua primeira exibição na Mostra Internacional de Cinema nesta sexta-feira (22/10), às 16h50, no Unibanco Artplex 3, acompanha a vida de três argelinos, num período que vai de 1925, quando são expulsos de suas terras pela França, até a conquista da independência da Argélia, em 1962.

    O drama épico mostra o desenvolvimento da FLN (Frente de Libertação Nacional) e os confrontos entre os argelinos e os franceses. Com destaque ao massacre de Setif, berço das manifestações nacionalistas em 1945. “Minha motivação com o filme foi trabalhar com o sentimento de injustiça, algo inteiramente universal. Meus filmes abrem portas históricas”.

    Na opinião do franco-argelino, os protestos contra Fora da Lei refletem o momento político europeu. “Se fosse exibido há três, quatro anos [Nicolas Sarkozy assumiu em maio de 2007], talvez no mesmo momento de Dias de Glória, seria melhor. A atmosfera na França de hoje é hostil”.

    Para os franceses, o longa abriu uma ferida que parecia fechada: o custo militar e humano para manter as 19 colônias na África, entre elas Argélia, Senegal, Tunísia, Mali e Costa do Marfim. “O período da Guerra na Indochina [1946-1954], retratada no filme, é fundamental para a independência de vários países africanos. A Argélia só é um dos exemplos”. Dezessete das 19 colônias francesas no continente tornaram-se independentes entre 1956 e 1962.

    Assista ao trailer de Fora da Lei


    Personagens em trânsito

    London River – Destinos CruzadosDias de GlóriaFora da Lei

    Dias de Glória

    Cineclick

    Little SenegalLondon River – Destinos CruzadosDias de GlóriaFora da Lei



    Serviço – Sessões de Fora da Lei na Mostra