cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mostra 2013: Clássico alemão será exibido ao ar livre no Ibirapuera

    Filme mudo de 1922 será acompanhado pela Orquestra Petrobras Sinfônica
    Por Roberto Guerra
    26/10/2013
    Nathan, o Sábio


    Nathan, o Sábio, clássico do cinema mudo alemão dado como perdido por mais de 70 anos, será exibidos para o público paulistano neste domingo (27), no lado externo do Auditório Ibirapuera, como parte da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

    A exibição será acompanhada por trilha composta especialmente para o longa pelo libanês Rabih Abou-Khalil. A execução será da Orquestra Petrobras Sinfônica, regida pelo maestro Carlos Prazeres.

    Nathan, o Sábio foi adaptado por Manfred Noa da peça homônima do poeta alemão Gotthorld Ephraim Lessing, que aborda temas como a paz e a tolerância entre os povos. Tem como pano de fundo a guerra religiosa entre cristãos, muçulmanos e judeus na Jerusalém do séc. 12., durante as cruzadas.

    Estão no elenco Werner Krauss (O Gabinete do Dr. Caligari) e Carl de Vogt (The Spiders). Na época de seu lançamento o filme teve problemas com censura, que o acusava de poder causar distúrbios na ordem pública por tratar de questões religiosas.

    Depois que Hitler assumiu o poder na Alemanha, não há registros de exibição do filme, que caiu no esquecimento junto com seu diretor, morto em 1930. Desaparecido desde então, o filme foi redescoberto apenas em 1996 pelo Film Museum München.

    Serviço:
    Exibição especial de Nathan, o Sábio
    Quando: dom. (27), às 20h
    Onde: Área extrena do Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, parque Ibirapuera, portão 3
    Mais informações: Mostra.org