cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mostra: Cinema coreano mostra força com Invasão Zumbi e The Handmaiden

    Confira análises de dois grandes filmes
    Por Daniel Reininger
    24/10/2016

    Dois filmes sul-coreanos ganharam destaque na 40ª Mostra Internacional de Cinema: Invasão Zumbi, cujo título nacional já entrega seu maior apelo, e The Handmaiden, de Park Chan-wook, diretor do clássico Oldboy. Ambos têm em comum a violência, a qualidade técnica e narrativas capazes de divertir, incomodar e impressionar.

    Confira as análises abaixo:

    The Handmaiden

    Park Chan-wook adapta o romance da britânica Sarah Waters, originalmente ambientado na Inglaterra, como uma história da Coréia dos anos 30, então ocupada pelos japoneses.

    + Mostra de SP: Confira os destaques da 40ª edição

    A narrativa acompanha uma jovem japonesa rica, educada por seu tio abusivo para ser sua futura esposa. Tudo muda quando um coreano charlatão se passa por nobre japonês para conseguir roubar o coração da garota e passar a mão no dinheiro da herança, tudo com a ajuda da nova dama de companhia da ricaça.

    A trama abusa das reviravoltas, de fato, surpreendentes, sem deixar de lado muita sensualidade e, é claro, violência, marca registrada do diretor. Cada tomada é pensada de forma que todos os elementos na tela ajudem a garantir o máximo de beleza, com planos espetaculares.Tudo fica melhor com atuações convincentes. A dança dos corpos, uma das grandes habilidades de Park Chan-wook, é levada a um novo nível, não só nas cenas de sexo, mas também na interação entre os personagens e na linguagem corporal de cada um.

    Com trilha sonora de arrepiar e visual incrível, esse é, sem dúvida, um dos melhores filmes em exibição na Mostra de São Paulo e merece ser visto não só pela qualidade técnica, mas também pela narrativa firme, ótimo desenvolvimento de personagens, mistério e impacto causado pela trama. Sem deixar momentos de bom-humor de lado.

    The Handmaiden ainda terá exibições no evento e só deve chegar comercialmente ao Brasil em 2017. Veja a programação:

    Próximas Sessões na 40º Mostra de São Paulo:

    Dia 27, às 21h10 (Espaço Itaú - Frei Caneca 2)

    Dia 28, às 18h55 (Caixa Belas Artes - 1)

    Dia 2, às 14h (Espaço Itaú - Augusta 1)

    Ingressos: vendas pelo site Ingresso.com

    Veja o trailer de The Handmaiden:


    Invasão Zumbi

    Divertido e surpreendente, Invasão Zumbi possui também elementos dramáticos, aprofundamento e crescimento de personagens, crítica social, momentos descontraídos e muita ação com mortos-vivos. Essa produção coreana consegue resgatar o espírito de George A. Romero e entregar um dos melhores lançamentos do gênero dos últimos anos.

    O longa acompanha a relação tensa de um pai recém-divorciado e sua filha. Sempre ocupado no trabalho, ele é incapaz de escolher o presente da garota ou de acompanhar suas apresentações da escola. É aí que a menina pede de aniversário uma viagem até a cidade de Busan para reencontrar-se com a mãe.

    A premissa é simples, mas o suficiente para colocar os dois dentro do trem que será invadido por zumbis em breve. O interessante é ver como a trama não deixa de desenvolver a história da família, mesmo quando passa a mostrar o drama pessoal de outros passageiros diante do apocalipse zumbi.

    Clichês e sustos óbvios são usados em prol da envolvente história, repleta de ótimos personagens. A cada morte, o espectador sente a dor da perda e é isso que esperamos num filme como esse. As cenas dos ataques zumbi são ótimas, com infectados violentos e rápidos, mesmo com seus corpos distorcidos pela doença ou quebrados pelas circunstâncias de suas mortes. Alguns momentos de aglomeração de mortos-vivos lembram as cenas de Guerra Mundial Z, embora esse filme seja superior à obra estrelada por Brad Pitt.

    Os espaços apertados dos vagões se mostram perfeitos para aumentar o clima de tensão, permitindo closes dramáticos e momentos claustrofóbicos dentro do trem dividido por sobreviventes e zumbis. Além disso, a trilha sonora é realmente boa e cumpre seu papel, enquanto o final fecha com chave de ouro a boa história.

    Invasão Zumbi não terá outra sessão na 40ª Mostra Internacional de Cinema, infelizmente, mas pelo menos o filme estreia em 24 de novembro no Brasil.

    Veja o trailer de Invasão Zumbi

    Continua após o anúncio