cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mostra premia três produções

    Por Da Redação
    03/11/2000

    Fato inédito na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Pela primeira vez três filmes são premiados como os melhores da temporada. Tempo de Embebedar Cavalos(foto) (Irã/França), Billy Elliot (Inglaterra) e Capitães de Abril (Portugal) venceram o prêmio Bandeira Paulista.

    O filme Tempo de Embebedar Cavalos, do iraniano Bahman Ghobadi, dividiu o prêmio com o inglês Stephen Daldry (Billy Elliot) e com a portuguesa Maria Medeiros (Capitães de Abril).

    O longa iraniano venceu o Prêmio Câmera d'Or, no Festival de Cannes 2000, e foi indicado pelo governo iraniano para representar o país no Oscar 2001.


    Os três filmes eleitos pelo júri da Mostra como os melhores desta edição do evento concorreram em uma lista de 12 longas-metragens. Entre os concorrentes estava Amores Perros, que recebeu o prêmio de melhor filme da crítica, e Os Cem Passos, de melhor filme do público.

    O júri que escolheu os filmes foi formado pela atriz e diretora Carla Camurati; Richard Dindo, diretor de "Genet em Shatila"; Leonor Silveira, atriz portuguesa de Palavra e Utopia, filme que abriu a mostra; Manuel Martinez Carril, diretor da Cinemateca Uruguaia; Leonardo Garcia Tsao, jornalista e crítico mexicano, e por Ivo Jankoski, produtor de trilhas sonoras