Motivos para ver Lovecraft Country, série de terror da HBO

Se você ainda não viu a série, não perca mais tempo, porque é uma das melhores coisas na TV atualmente

13/09/2020 16h31

Por Daniel Reininger

Lovecraft Country é a nova série de J. J. Abrams (Star Wars: A Ascensão Skywalker) e Jordan Peele (Corra!), focada no terror do racismo dos EUA nos anos 50 e com elementos sobrenaturais baseados na obra de H.P. Lovecraft, que criou as histórias conhecidas até hoje como Mitos de Cthulhu. 

Adaptado a partir do livro Território Lovecraft, de 2016, escrito por Matt Ruff, o projeto une a habilidade de Abrams trabalhar fantasia e ficção científica e Peele de lidar com filmes de terror e questões raciais, além de trazer uma visão assustadora sobre os Estados Unidos dos anos 1950.

Se você ainda não viu a série, não perca mais tempo, porque é uma das melhores coisas na TV atualmente. Então, confira motivos para ver Lovecraft Country:

J. J. Abrams e Jordan Peele

O programa é uma co-produção da Monkeypaw Productions (Corra!), Bad Robot Productions (Star Wars: O Despertar Da Força) e Warner Bros. Television (Supernatural), por isso une o melhor dos especialistas em sci-fi e de terror para criar uma obra única. Bons produtores costumam garantir obras de qualidade e quando você junta dois profissionais incrívies, como esses, o resultado é magnífico.

No caso de Peele, vale lembrar que o olhar dele tem feito diferença na abordagem de questões raciais e, também, no gênero terror com sucessos como Corra! e Nós. Até por isso, a série usa abordagens semelhantes a de seus filmes e apresenta um terror psicológico intenso, pelo menos nos três primeiros episódios.

Qualidade técnica

Como boa parte das produções da HBO, Lovecraft Country é muito bem feita. O cuidado da produção vai do figurino, cenários, ambientação aos efeitos especiais mais complexos e trilha. É tanta atenção ao detalhe que essa série merece ser vista mesmo que você não seja um fã do gênero terror.

História

A história é envolvendo e vai se desenrolando de formas inesperadas. A premisa é simples, porém: o veterano de guerra Atticus Freeman (Jonathan Majors) embarca em uma viagem pelos EUA em busca de seu pai desaparecido (Michael Kenneth Williams). Mas ele não está sozinho e tem ao seu lado a sua amiga Letitia (Jurnee Smollett-Bell) e seu tio George (Courtney B. Vance). Só que na década de 1950, os EUA sofrem com forte segregação racial e a viagem se torna uma luta por sobrevivência.

Questões sociais

Escrito por Matt Ruff, Lovecraft Country trata sobre os terrores do racismo nos EUA, com alguns elementos sobrenaturais e de fantasia. A obra de Matt Ruff é considerada um retrato do racismo que assola o mundo até hoje e une ficção histórica, atmosfera noir, horror e fantasia inspirada na obra de Lovecraft, tudo isso para explorar os terrores da época de segregação racial nos Estados Unidos.

Lovecraft na tv

Howard Phillips Lovecraft criou as histórias conhecidas até hoje como Mitos de Cthulhu e revolucionou o gênero de terror ao misturar elementos fantásticos e de ficção científica.

Durante sua vida, Lovecraft teve um número relativamente pequeno de leitores. No entanto, com o passar das décadas, sua reputação foi crescendo e atualmente é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. Sua influência só cresce, principalmente em livros, jogos e até mesmo em filmes, como Ameaça Profunda.

Mitos de Cthulhu

Um dos univeros mais ricos do terror é conhecido como "Os Mitos de Cthulhu", o termo usado pelo escritor August Derleth como referência ao panteão de monstros e seres fantásticos dos contos criador por H.P. Lovecraft. O mais famoso desses seres é Cthulhu, uma mistura de octópode, ser humano e dragão.

Ele é um dos Grandes Antigos. Segundo os Mitos, há bilhões de anos a Terra teria sido habitada por criaturas vindas do cosmos. São seres poderosos e capazes destruir ou criar vida. Os Grandes Antigos teriam Cthulhu como um de seus líderes.

Arte de  Cthulhu

Esses seres teriam criado a humanidade para um único propósito: servidão. Na realidade, os Mitos são uma metáfora para a insignificância da humanidade diante da magnitude do Universo, por isso os monstros são indiferentes à existência e sofrimento humanos. É de arrepiar!

E é ótimo ver um pouco desse universo na TV.

Personagens

A série de terror da HBO conta um elenco incrível, que manda muito bem em persoangens bem construídos. Estão na série: Jonathan Majors como Atticus Black. Jurnee Smollett-Bell como Letitia "Leti" Dandridge. Wunmi Mosaku como Ruby Dandridge, meia-irmã de Letitia. Aunjanue Ellis como Hippolyta Black, tia de Atticus. Michael K. Williams como Montrose Freeman, pai de Atticus. Abbey Lee como Christina Braithwhite, a filha de um líder religioso.

Lovecraft Country é exibida na HBO. Veja o trailer:

 

Saiba mais: Conheça os personagens de Lovecraft Country


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus