Mudança no Oscar permite mais filmes na disputa
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas alterou algumas regras do Oscar. De acordo com o portal The Wrap, a premiação flexibilizou as suas condições para longas que estreiam em plataformas digitais ou nos cinemas drive-in.
No caso dos lançamentos em streaming, um dos pré-requisitos é que eles sejam enviados aos membros da Academia no intervalo de 60 dias após a estreia. Já os cinemas drive-in passam a ser considerados estabelecimentos comerciais.
As mudanças na premiação do Oscar ocorreram por conta da pandemia de coronavírus. Uma delas foi o próprio adiamento da cerimônia, que passou para o dia 25 de abril de 2021. Geralmente, a entrega das estatuetas acontece em fevereiro.
Esta é a quarta vez na história que a premiação mais importante do cinema é adiada. Em 1938, a cerimônia mudou de data após a grande inundação em Los Angeles. A segunda vez foi em 1968, após o assassinato de Martin Luther King Jr, e a terceira em 1981, após a tentativa de assassinato do então presidente Ronald Reagan. (via G1)
Veja também: Top 6 - Filmes vencedores do Oscar