cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Homem-Aranha e Jedi tentam salvar o 'Mundo em Caos'

    Baseado no best seller O Motivo, filme chega aos cinemas como grande novidade de maio
    Por Daniel Reininger
    13/05/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A grande estreia da semana é um filme curioso estrelado por Tom Holland e Daisy Ridley: Mundo em Caos. Essa é a nova tentativa da Lionsgate de emplacar uma trilogia adolescente de sucesso e reúne um elenco de peso para isso.

    Além dos grandes nomes, o filme adapta uma história de ficção científica bastante criativa e seu potencial para sucesso é enorme!

    Na trama, o jovem Todd ( Holland) vive num mundo pós-apocalíptico, quando a humanidade já habita outros planetas. Nesse mundo, todas as mulheres foram mortas, mas tudo muda para o rapaz quando ele conhece pela primeira vez uma mulher.

    Conheça mais de Mundo em Caos e descubra se vale a pena assistir essa adaptação do best seller:

    O Motivo

    Esse é um romance de ficção científica para jovens escrito pelo autor britânico-americano Patrick Ness publicado em 2008. É o primeiro livro da série se chama Mundo em Caos, seguido por A Pergunta e a Resposta e A Guerra

    A história segue Todd Hewitt, um garoto de 13 anos que foge de Prentisstown, uma cidade onde todos podem ouvir os pensamentos de todos, depois de descobrir um segredo sobre seu passado.

    O romance foi bem recebido pela crítica e ganhou prêmios como o Booktrust Teenage Prize, o Guardian Award e o James Tiptree Jr. Award. A série vendeu mais de um milhão de livros até hoje e nada mais normal do que uma produtora de Hollywood decidir investir mais de US$ 100 milhões na primeira parte da história distópica.

    O conceito mais interessante de Mundo em Caos, seja nos livros ou nas telonas, é o “ruído”. Uma espécie de condição que afeta apenas os homens e permite que todos possam ouvir – e até ver – tudo o que estão pensando.

    Cena de Mundo em Caos, com foco no "Ruído"Reprodução
    Continua após o anúncio

    Opinião

    Depois de muitas adaptações de literatura jovem para o cinema, é preciso muito para chamar a atenção. Mundo em Caos era um desses casos, mas o filme não consegue encontrar uma maneira de deixar sua história realmente relevante, como nos livros.

    Filmado logo após os grandes sucessos de Holland e Ridley como Peter Parker da Marvel e Rey de Star Was respectivamente, os dois nem parecem os viver os personagens tão carismáticos pelos quais ficaram famosos.

    Holland e Ridley não tem o espaço que precisavam para brilhar e a falta de química acaba de vez com a qualidade de suas atuações. Um grande problema é que Todd passa muito mais tempo lamentando que não consegue ouvir os pensamentos de Viola, o que é irritante, e Viola não ajuda ao falar pouco. Então quando o filme chega à sua conclusão, mal conhecemos os protagonistas e não simpatizamos com nenhum deles.

    O grande astro do filme é o "ruído", que permite a todos verem os pensamentos dos homens. A forma como esse elemento é mostrado no filme garante alguns momentos bem curiosos na trama. Apesar do uso criativo, muitas vezes o ruído some misteriosamente ou aparece de forma exagerada e nunca fica claro quais são as regras de seu funcionamento.

    Outra decepção são as cenas de ação, raramente energéticas ou animadas o suficiente. Não são ruins, mas o enredo do filme e seus elementos fora da caixa pediam momentos realmente marcantes do começo ao fim, algo que não acontece pela incapacidade do diretor em criar sequências vibrantes.

    Mundo em Caos pode servir como um bom entretenimento numa tarde de domingo, mas não chega nem perto de tirar proveito de seu elenco talentoso ou e do "ruído", elemento que poderia ter um peso ainda maior na trama.

    Outro desperdício é Tom Holland e Daisy Ridley. Os dois poderiam funcionar bem juntos, mas tanto o roteiro quando a direção não ajudam a criar uma química convincente, até porque os próprios personagens são rasos quando analisados de forma independente.

    A Franquia de livros se mostrou muito mais interessante do que a adaptação, o que significa que, em breve, podemos ver essa série nas telas de um grande streaming, como aconteceu com His Dark Materials, revidido após um filme fraco na HBO.

    Elenco e personagens

    O longa traz grande elenco:

    • Tom Holland como Todd Hewitt
       
    • Daisy Ridley como Viola Eade
       
    • Mads Mikkelsen como David Prentiss
       
    • Demián Bichir como Ben Moore
       
    • Kurt Sutter como Cillian Boyd
       
    • Nick Jonas como David "Davy" Prentiss Jr.
       
    • David Oyelowo como Aaron
       
    • Cynthia Erivo como Hildy
       
    • Óscar Jaenada como Wilf

    Mundo em caos

    Anunciado em 2011, o filme passou por vários roteiristas, até finalmente se tornar realidade pelas mãos do diretor Doug Liman (No Limite Do Amanhã).

    Mundo em Caos se passa em um universo distópico devastado no qual não existem mulheres sobreviventes. Porém, o encontro entre Todd (Tom Holland) e Viola (Daisy Ridley) criará uma grande conexão entre eles, mas também colocará os dois em grandes perigos. 

    O filme é a adaptação do best-seller de Patrick Ness e o roteiro foi assinado por ele em parceria com Christopher Ford (Homem-aranha: De Volta Ao Lar).

    Além de Holland e Ridley, o elenco ainda traz nomes como Mads Mikkelsen, Nick Jonas, David Oyelowo e Cynthia Erivo. 

    Veja o trailer:

    Continua após o anúncio

    Conteúdo Relacionado