cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mutum recebe menção honrosa em Berlim

    Por Da Redação
    17/02/2008

    Definitivamente, a delegação brasileira no Festival de Berlim fez bonito no evento, que termina oficialmente neste domingo (17/2). Depois de Tropa de Elite ter recebido o mais importante troféu do evento, o Urso de Ouro de Melhor Filme, Mutum também foi premiado na mostra na qual foi exibido, a Generation Kplus. Esta programação paralela exibe filmes fora da competição principal e conta com um júri formado por crianças.

    Mutum, de Sandra Kogut, ganhou menção honrosa, concedida pelo júri internacional da Generation Kplus, que contou com dois grupos de crianças: a alemã e a internacional. O Urso de Cristal para Melhor Filme, de acordo com os pequenos espectadores alemães selecionados pela organização do Festival de Berlim, foi Buda Az Sharm Foru Rikht. Dirigido por Hana Makmalbaf, trata-se de uma co-produção entre Irã e França e foi escolhido pelo júri por mostrar às crianças que a violência não é necessária. O australiano Nana, de Warwick Thornton, venceu o prêmio por Melhor Curta-Metragem.

    O pequeno júri internacional concedeu a Tous A L'Ouest! Une aventure de Lucky Luke, do francês Olivier Jean-Marie, o Urso de Prata e Melhor Longa-Metragem. Para eles, Mutum mereceu ser selecionado por "conduzir o espectador gentilmente pelo mundo de um menino, permeado por amor, rejeição, confusão e um coração destruído". O filme também tem uma "mistura curiosa de sonho e eventos que não se concluem, pintando um retrato do Brasil remoto com poesia e humanidade", ainda de acordo com a justificativa do grupo.

    O longa Mutum não é o único brasileiro que sai consagrado nas mostras paralelas do 58º Festival de Berlim. Os curtas e Café com Leite também foram agraciados com estátuas: ganhou o Teddy Bear, direcionado a produções com a temática relacionado à diversidade sexual, e Café com Leite levou o Urso de Cristal de Melhor Curta dentro da mostra Generation 14 Kplus.