cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Napoleão: Spielberg quer transformar projeto de Stanley Kubrick em série de TV

    Projeto foi abandonado na década de 1970 por falta de orçamento e dificuldades na produção
    Por Cristina Tavelin
    04/03/2013

    Projeto inacabado de Stanley Kubrick (foto), Napoleão pode chegar à telas da TV por meio de Steven Spielberg.  Em uma entrevista ao Canal+, da França, o diretor americano confirmou o desejo de transformar em série o roteiro do longa de Kubrick, abandonado na década de 1970. Ainda não há mais detalhes sobre o projeto.

    A ideia de Napoleão começou a ser desenvolvida nos anos 1960, quando Kubrick pesquisou durante dois anos a vida do imperador francês tendo em vista uma cinebiografia. O projeto viria depois de clássico 2001 - Uma Odisseia no Espaço, mas acabou indo parar na gaveta por falta de orçamento e dificuldades na produção.

    A "parceria" entre os cineastas não surge como uma novidade. Inteligência Artificial, de 2001, foi finalizado por Spielberg a partir do projeto desenvolvido pelos dois algumas décadas antes. Livro lançado no mesmo ano, Stanley Kubrick's Napoleon: The Greatest Movie Never Made, traz a correspondência do diretor sobre produção, alguns estudos de figurinos, fotografias, entre outros materias que serviriam como base para o longa.