Ninfomaníaca: Produtora esclarece boatos sobre filmes
Louise Vesth, da Zentropa, produtora de Ninfomaníaca, novo filme de Lars Von Trier, falou com o site Screen Daily para esclarecer as questões sobre as diferentes versões do longa.
Segundo Vesth, o filme terá mesmo duas versões. Uma mais curta, que chegará às telas da Dinamarca no dia 25 de dezembro e no Brasil em 10 de janeiro. E uma de cinco horas e meia que chega aos cinemas alguns meses depois, com mais cenas de sexo explícito e close nos genitais.
"Foi publicado recentemente que isso foi feito contra a vontade do diretor, e, definitivamente, não é o caso", disse a produtora ao site.
"Lars me disse que está feliz que isso seja feito desta forma. Para ele, é muito importante ter uma versão mais longa por questões artísticas, mas ele entende as necessidades de distribuição. É de seu interesse que o filme possa ser visto em diferentes territórios".
"Esta foi a maneira que encontramos para isso. Se só houvesse uma versão, ele teria que fazer mais concessões. Os distribuidores acabariam censurando o filme por causa das restrições de vários países".
"É uma maneira de fazer com que o público em geral possa ver o filme. As duas versões são adequadas para o público, mas é claro que quando você faz algo muito explícito você reduz as possibilidades de distribuição".
O projeto ainda será dividido em duas partes - a versão curta terá dois filmes de duas horas, enquanto a mais longa terá um filme de duas horas e meia, seguido de outro de três horas.
Será definido no próximo ano como e onde a versão mais longa será exibida. A produtora garante, no entanto, que mesmo a versão mais curta terá cenas de sexo. Na Dianamarca, a versão comercial terá classificação etária para maiores de 15 anos, e nos Estados Unidos, para maiores de 17.