cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Nomadland é o filme favorito para ganhar o Oscar 2021

    Drama dirigido por Chloe Zhao e estrelado por Frances McDormand vem encantando a crítica
    Por Thamires Viana
    13/03/2021 - Atualizado há 3 meses

    Nomadland, filme comandado por Chloé Zhao, ainda não estreou em todos os países mas já é uma aposta forte para conquistar o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2021. 

    Estrelado por Frances McDormand, o drama é baseado no livro homônimo de Jessica Bruder e vem chamando a atenção desde que venceu o Festival de Toronto em 2020. Ele também se consagrou como Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro e no Critics' Choice Awards, duas premiações que servem como termômetro do Oscar.

    A chance se firmou ainda mais após a diretora chinesa sair vencedora de ambas as cerimônias na categoria de Melhor Direção, o que já pode indicar um prêmio duplo para ela na noite da maior premiação do cinema. Será que vem aí? 

    Conheça mais sobre Nomadland

    O filme

    Chloé Zhao e Frances McDormand nos bastidoresReprodução: IMDB

    Na história, Frances McDormand vive Fern, uma ex-professora substituta de 60 anos que resolve cair na estrada com a sua van e viver como uma nômade moderna. Ela toma essa decisão após um período difícil causado pelo colapso econômico na zona rural de Nevada. 

    Para o filme, a atriz residiu mesmo em uma van por cerca de cinco meses enquanto embarcava para sete estados. O motivo era não só representar as cenas da personagem Fern com mais conhecimento, como também adotar um estilo de vida nômade e fazer o filme parecer ainda mais autêntico.

    A abordagem realista do filme também é vista em seu elenco. Com exceção de McDormand e David Strathairn, aqueles que aparecem em Nomadland são nômades de verdade e pessoas locais dos estados que a equipe passava. Como não estão, de fato, interpretando, seus nomes reais foram listando nos créditos finais. 

    Polêmica na China

    Um dia após a vitória no Globo de Ouro, Nomadland foi censurado na China e teve diversas informações retiradas de sites chineses. Tudo começou quando uma entrevista dada pela diretora à revista Filmmaker em 2013 voltou a circular nas redes sociais.

    Nela, a cineasta nascida em Pequim, capital do país, supostamente afirma que se identifica muito mais com os assuntos dos Estados Unidos pois a China é "um lugar onde há mentiras por toda parte". 

    As falas de Zhao causaram revolta no país e muitos usuários das redes sociais passaram a usar hashtags que criticavam a diretora, afirmando que não poderiam torcer para alguém que não se considera uma cidadã chinesa.

    Ainda não há informações se o filme será lançado no país. 

    Continua após o anúncio

    Frances McDormand em algumas imagens do filme

    Fatos curiosos sobre Nomadland

    Estrela?

    Alguns dos membros que integraram o elenco do filme não faziam a menor ideia de que McDormand é uma estrela de Hollywood. Em uma cena emocionante em que Fern conta uma história de seu marido falecido, um dos rapazes a consolou e afirmou que tudo ficaria bem. Ela então contou a ele que é uma atriz e que seu verdadeiro marido é o cineasta Joel Coel.

    Mão na massa

    McDormand realmente colocou a mão na massa e executou os diversos trabalhos que aparece fazendo no filme. Em algumas cidades ela colhia beterraba e embalava pedidos da Amazon com o programa CamperForce.

    Marvel

    Em um momento do filme vemos Fern passar por um cinema que está exibindo o filme Os Vingadores (2012). O próximo filme a ser lançado pela diretora Chloé Zhao será Os Eternos, longa que fará parte da fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. 

    (via IMDB)

    Produção

    Nomadland teve roteiro e direção assinados por Chloé Zhao a partir da história de Jessica Bruder. A cineasta produziu ao lado de McDormand, Mollye Asher, Peter Spears e Dan Janvey.

    Aqui no Brasil, o filme tem lançamento previsto para 15 de abril. Já a cerimônia do Oscar está marcada para o dia 25 do mesmo mês. 

    Trailer oficial:

    Continua após o anúncio

    Conteúdo Relacionado