cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Nomadland, vencedor do Globo de Ouro e candidato ao Oscar, é censurado na China

    A reação de censura do país veio após a questionamento da nacionalidade de Chloe Zhao, diretora do filme
    Por Duda Smilari
    05/03/2021 - Atualizado há 4 meses

    A obra cogitada para o Oscar e ganhadora do Globo de Ouro Nomadland, de Chloe Zhao, está sofrendo duras perdas de visibilidade na web chinesa. Tudo aconteceu nesta sexta-feira, dias depois da reação nacionalista irromper on-line por causa de questões sobre a cidadania da diretora do filme.

    Enquanto muitos na China aplaudiram Zhao como uma inspiração por se tornar a primeira mulher asiática a ganhar o Globo de Ouro de direção, milhares de outras pessoas recorreram a plataformas como blogs exigindo saber sua nacionalidade. As pessoas estavam indignadas com a ideia de que deveriam comemorar sua conquista na China caso ela não fosse cidadã.

    Entenda o caso

    Chloe Zhao no Globo de OuroReprodução

    A aversão sobre a diretora na China foi alimentada por uma entrevista de 2013 depois que Zhao, nascida em Pequim, deu à Filmmaker Magazin. Nela, a diretora explicou que foi atraída pela cultura norte-americana por causa de sua criação na China. Além disso, Zhao comentou que o seu país natal “é um lugar onde há mentiras por toda parte. ”

    Depois de tanta polêmica, alguns tópicos importantes de pesquisa relacionados ao filme foram bloqueados na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao nosso Twitter. As pesquisas pelas hashtags #Nomadland e #Nomadland Release Date atualmente geram a mensagem de que “a página do tópico não pode ser exibida devido a leis, regulamentos e políticas relacionadas”.

    Esta limpeza que ocorreu no pais pela internet sinaliza que a exibição do drama, protagonizado por Frances McDormand, pode ser fortemente censurado. Isso causou muita polêmica, mesmo que no início desta semana, os meios de comunicação oficiais do Estado, tenham notado de maneira positiva o prêmio conquistado por Zhao no Globo de Ouro.

    Continua após o anúncio
    Cena de NomadlandReprodução

    Nomadland

    Na trama, Fern é uma nômade, que explora os Estados Unidos após uma crise econômica. Ela é interpretada pela veterana Frances McDormand, atriz vencedora do Oscar por Três Anúncios Para Um Crime.

    O resto do elenco também conta com nômades da vida real, como Linda May, Swankie e Bob Wells.

    Trailer Oficial