Nostalgia total: filmes que nos transportam diretamente para o passado

Relembre esses clássicos do cinema e embarque em uma viagem nostálgica

04/11/2020 14h25

Por Thamires Viana

Não importa a sua idade, você certamente sente uma nostalgia boa ao rever longas lançados nas décadas de 80 e 90, não é? Só de dar o play em clássicos do cinema como E.T. - O Extraterrestre e Karatê Kid - A Hora Da Verdade já somos transportados automaticamente para uma viagem nostálgica e cheia de referências para relembrar. 

Pensando nisso, reunimos os dez filmes mais relembrados quando o assunto é nostalgia! Para essa lista, nos inspiramos no Alfred, o aplicativo que traz o cinema de bandeja para você!

Confira:

De Volta Para O Futuro (1985)

Cena de De Volta Para o Futuro


Se em 1985 o longa De Volta Para O Futuro nos trazia diretamente para os dias atuais, hoje ele nos leva a uma viagem gostosa para uma das décadas mais nostálgicas do cinema. Na trama do clássico, Marty McFly, personagem de Michael J. Fox, é um adolescente entediado com suas relações em casa e na escola. Seu melhor amigo é o excêntrico dr. Brown, vivido por Christopher Lloyd, um cientista maluco e muito criativo que está trabalhando em uma máquina do tempo. Com a invenção, Marty acidentalmente volta aos anos 50, quando ainda não havia nascido. Ele reencontra muitas pessoas que conhece, só que bem mais jovens, como sua mãe, que se apaixona por ele. A presença de Marty no passado cria confusões e acaba modificando o futuro. Agora, ele terá de reaproximar seus pais e arranjar um jeito de voltar aos anos 80. 

Karatê Kid - A Hora Da Verdade (1984)

Cena de Karate Kid



O longa dirigido por John G. Avildsen é tão nostálgico e inesquecível que reascendeu a emoção do público e voltou às telas com a série Cobra Kai, continuação direta do longa que traz seus dois protagonistas, Daniel Larusso e Johnny Lawrence, na idade adulta. No clássico, Daniel e sua mãe recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, o garoto não consegue se ambientar em sua nova morada, até conhecer Ali Mills, uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, e sua gangue começam a atormentá-lo. Quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por Miyagi, veterano japonês mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar os ensinamentos do karatê para o jovem, para que possa se defender da gangue de Johnny.


Conta Comigo (1986)

Cena de Conta Comigo



No emocionante e emblemático drama dirigido por Rob Reiner, quatro amigos ficam sabendo que um menino da idade deles foi procurar frutas nas matas e desapareceu, na pequena cidade de Castle Rock. Eles imaginam que seriam considerados heróis na cidade se descobrissem o corpo. Assim, partem para uma aventura que irá significar muito mais do que a glória precoce. O filme mostra os desafios da amizade, com revelações e obstáculos inesperados. 

Jurassic Park: O Parque Dos Dinossauros (1993)

Cena de Jurassic Park



Outro que marcou uma geração de crianças e adultos foi o início de uma das franquias mais rentáveis e amadas do cinema. O novo filme da saga, Jurassic World: Domínio, estreia em 2021 e trará o elenco original de volta à história. No filme de 1993, um milionário cheio de ideias resolve construir um Parque Temático Jurássico em uma ilha isolada da Costa Rica, com diferentes espécies de dinossauros, criados a partir de Engenharia Genética e DNA de fósseis. A doutora Ellie Sattler, personagem de Laura Dern, leva ao parque um cientista (Sam Neil), um matemático cético (Jeff Goldblum) e o velho milionário (Richard Attenborough), que fracassa em seus delirantes sonhos de grandeza para conhecê-lo. A visita tinha tudo para ser espetacular, mas acaba se transformando num pesadelo, com mortes e uma série de surpresas.


Curtindo A Vida Adoidado (1986)

Cena de Curtindo a Vida Adoidado



Nostalgia e John Hughes andam lado a lado! O mestre dos filmes adolescentes dos anos 80 trouxe às telas um dos filmes mais divertidos de todos os tempos que é lembrado até hoje pelo público. Na história, Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um garoto esperto e cheio de truques que decidiu tirar um dia de folga. Ele, a namorada e um amigo inventam muitas mentiras para não irem à escola e saem pelas ruas de Chicago com a Ferrari do pai de Cameron (Alan Ruck). Juntos, aproveitam ao máximo o dia livre, enquanto o diretor da escola e a irmã invejosa de Ferris estão atrás deles.


Batman (1989)

Cena de Batman (1989)



Muito antes da Marvel eternizar super-heróis nas telonas, o Homem-Morcego já fazia um marcante trabalho nas telonas. Nessa aventura dirigida por Tim Burton, a história de Batman (Michael Keaton) é contada desde quando seus pais são assassinados e Bruce Wayne decide combater a criminalidade na sombria Gotham City. O Homem-Morcego também enfrenta um de seus maiores inimigos, o sarcástico Coringa (Jack Nicholson), e se apaixona por uma bela mulher, a fotógrafa Vicki Vale (Kim Basinger).

 

Para conferir os outros filmes que são pura nostalgia, basta clicar aqui e acessar a lista completa no Alfred, o aplicativo para quem ama cinema. Nele você pode marcar quais lançamentos quer assistir, listar e avaliar aqueles que você já viu, além de conferir as opiniões de seus amigos sobre os títulos e personalizar as notificações para os assuntos que realmente te interessam.

Conheça mais sobre o Alfred:

Veja também:

Caiu um cisco no meu olho: os 10 filmes que mais nos fizeram chorar

Nostalgia: clássicos para entender o cinema da década de 80

TOP 6: Filmes marcantes dos anos 90

Os filmes adolescentes dos anos 2000 que (já) são nostálgicos

TOP 6 - Filmes adolescentes dos anos 80


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus