cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Para quem achou que novelas fossem acabar, o streaming é o futuro!

    Além da TV aberta, folhetins chamam a atenção do público e dominam os catálogos
    Por Redação
    19/02/2022 - Atualizado há 3 meses

    Há décadas, o hábito de assistir novelas é um dos mais populares entre os brasileiros. Popularizadas na TV aberta, elas conquistaram um espaço gigante nas programações com diversas abordagens, gêneros e até críticas sociais.

    No entanto, a popularidade dos folhetins ultrapassou essa mídia e agora vem dominando os catálogos de streaming.

    Sempre em alta

    Na Netflix, por exemplo, os títulos Carinha de Anjo e Cúmplices de um Resgate enraizaram no TOP 10 de conteúdos mais assistidos por lá. Em um extenso catálogo em que séries, filmes e documentários inéditos costumavam dominar a preferência do público, é de se admirar que duas produções infantis já transmitidas na TV aberta tenham garantido esse lugar.

    Outro destaque é Café com Aroma de Mulher, remake da novela colombiana que encantou o público nos anos 1990. Embora tenha chegado à plataforma no formato de série, ela traz uma trama com ares novelescos e assumiu o primeiro lugar do TOP 10 em janeiro deste ano e continua como uma das atrações mais assistidas pelos brasileiros. 

    O mesmo acontece no catálogo da Globoplay, já popular quando o assunto é novela. Embora a Rede Globo exiba seus folhetins na programação diária, o ranking da plataforma é dominado por essas produções. 

    Nesta sexta-feira (18), por exemplo, o primeiro lugar da lista foi assumido por Além da Ilusão, novela recém-lançada que traz Larissa Manoela como protagonista. Entre outras produções estão as clássicas O Cravo e a Rosa - exibida atualmente no Vale a Pena Ver De Novo - e Tropicaliente, que resgata a nostalgia do brasileiro trazendo a popular trama lançada em 1994.

    Cena da novela Tropicaliente (1994)Reprodução

    O que explica essa popularidade?

    A explicação para o avanço do consumo de novelas nas plataformas de streaming se dá pela facilidade do acesso e pela disponibilidade do conteúdo. Na TV aberta, o público se torna passivo pois recebe em um horário fixo os episódios diários e não tem a possibilidade de "controlar" o acompanhamento de sua novela preferida. 

    Já com os serviços de streaming é possível escolher o momento em que se quer assistir, qual capítulo quer ver ou rever e se fará ou não uma "maratona". Dessa forma, o espectador tem optado por acompanhar os conteúdos de forma ativa, escolhendo quando e como dará o play ou o pause para não perder nenhum detalhe.

    Novelas no streaming é o futuro?

    Devido ao aumento da procura por esse tipo de conteúdo, a Netflix já vem dando sinais de que deverá apostar cada vez mais na produção e aquisição de novelas para integrar seu catálogo. 

    Com títulos diversos que vão desde os brasileiros até os doramas - as novelas coreanas - o serviço já disponibiliza uma infinidade de opções para seus assinantes e vem promovendo-as com mais frequências em seus canais de distribuição.

    Da mesma forma, a Globoplay já está adquirindo os direitos de exibição de algumas novelas que serão exclusivas do streaming, como é o caso da recente Império de Mentiras. Com a publicação de 10 capítulos por semana, a produção só estará disponível para os assinantes do serviço e não será transmitida na TV aberta.

    E você faz mais o estilo novelas ou séries e filmes? Conta para gente lá nas nossas redes sociais!

    Veja também: