cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Novo Matrix vem aí, você lembra da história do primeiro?

    Matrix 4 ganha trailer na próxima quinta-feira
    Por Daniel Reininger
    21/05/2021 - Atualizado há 14 dias

    Quando o primeiro Matrix estreou, em 1999, cativou fãs de todo o mundo com um universo cyberpunk e pós-apocalíptico onde máquinas usavam pessoas como fonte de energia. 

    A produção das irmãs Wachowski usou a estética cyberpunk, vistas também em obras como o anime Akira, de Katsuhiro Otomo, e misturou com elementos Hollywoodianos. O resultado foram cenas incríveis e avanços tecnológicos para o cinema da época, além de levar o gênero sci-fi a um novo público.

    Com três filmes, animações e games considerados como parte da história, além de Matrix 4 chegando, vale relembrar um pouco o que acontece no primeiro filme:

    Premissa

    Tudo começa com Thomas Anderson, o Neo (Keanu Reeves), que levava uma vida secreta como hacker até que, em uma noite, ele conhece uma mulher chamada Trinity (Carrie-Anne Moss), que promete apresentá-lo ao misterioso Morpheus (Laurence Fishburne). 

    O conhecido terrorista revela a verdade sobre o seu mundo e a realidade: Ele não passa de bateria para as Máquinas e tudo diante de seus olhos é uma simulação de computador.

    Mais sobre Matrix

    O primeiro Matrix (1999)

    Cena de Trinity e Neo em MatrixReprodução

    O longa que começa a franquia apresenta o mundo e seus personagens.

    Depois de anos de busca, Morpheus e Trinity finalmente encontram informações sobre um homem capaz de manipular a Matrix: Neo.

    Outro membro da resistência, Cypher, reúne informações que revelam o paradeiro do homem que eles procuraram. O filme começa com um telefonema de Trinity para Cypher, perguntando se está tudo certo para o encontro com o homem, mas ela percebe que a ligação está sendo rastreada e ela desliga rapidamente.

    Eventualmente, Neo se encontra com Morpheus e confirma que quer saber mais sobre a Matrix e escolhe a pílula vermelha. Neo acorda abruptamente em um recipiente cheio de líquido, conectado a milhões de outras pessoas por uma elaborada estrutura elétrica. 

    Ele é resgatado por Morpheus e trazido a bordo de uma nave chamada Nabucodonosor. Morpheus diz a Neo que os humanos estão lutando contra máquinas inteligentes que foram criadas no início do século 21 e desde então assumiram o controle da superfície da Terra.

    Imagem dos bastidores de Matrix 4Reprodução

    Relevante

    Consoles da nave de MatrixDivulgação

    Aclamado pela crítica como uma revolução na ficção científica, foi amado também pelo público, a ponto do longa fazer quase meio bilhão de dólares nas bilheterias mundiais, tornando-se um ícone da cultura pop.

    O longa também  pode ser considerado um prelúdio para o sucesso dos filmes de super-heróis, que dominam os cinemas. Afinal, Neo, o messias desse universo futurista, é basicamente um super-herói (muito, muito poderoso, diga-se de passagem).

    Uma das principais sacadas do filme foi usar conceitos inspirados em grandes pensadores como Platão e Sócrates, como o Mito da Caverna de Platão, que tenta explicar a condição de ignorância dos seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro "mundo real", baseado na razão acima dos sentidos.

    Matrix também virou referência em tecnologias para o cinema. O longa introduziu ainda o Bullet Time, efeito especial de câmera lenta usado no filme para os personagens desviarem de balas. Hoje, esse efeito é algo comum em muitas em produções.

    Matrix 4

    A história ainda é mantida em segredo, mas tudo indica que o filme acontece após os eventos do jogo The Matrix Online, afinal, o game sugere que a dupla Neo e Trinity ainda estaria viva, de alguma forma, cumprindo a profecia do Oráculo do final de Matrix Revolutions. 

    Morpheus, por outro lado, está morto, sem nenhum caminho de volta e, por isso, seu personagem não deve retornar. É possível que o filme aborde a Segunda Guerra contra as Máquinas, visto em The Matrix Online

    O longa deve chegar no fim de 2021.

    Teaser do quarto filme

    Onde ver Matrix

    Matrix está disponível no Telecine Play. A sequência, Matrix Reloaded, pode ser visto na Netflix, Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft Store. O fim da trilogia, Matrix Revolutions, pode ser visto na Netflix, Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft Store.

    Veja o trailer de 20 anos do primeiro filme:

    Veja mais