cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Novos filmes trazem história de Julian Assange e WikiLeaks às telonas

    Documentário We Steal Secrets deve estrear em janeiro no Festival de Sundance e outros longas estão a caminho
    Por Cristina Tavelin
    31/12/2012

    Parece que Hollywood não deixará passar em branco a história de Julian Assange, hacker que usou a internet como arma e divulgou dados diplomáticos sigilosos do governo dos EUA.

    O documentário We Steal Secrets deve estrear em janeiro no Festival de Sundance e foi produzido em colaboração por Marc Shmuger, presidente do conselho da Universal Pictures até 2009, e Gibney, documentarista vencedor do Oscar com Um Táxi para a Escuridão (2007).

    O filme com mais de duas horas começa falando sobre a juventude de Assange, passa por sua detenção nos anos 90 e chega à ascensão do WikiLeaks nos últimos anos.

    Gibney diz ter rejeitado um pedido feito pelo hacker australiano para o pagamento de US$ 1 milhão por uma entrevista, segundo o jornal New York Times. O documentárista foi convidado por Shmuger quando havia acabado de filmar Cliente 9: A Ascensão e Queda de Eliot Spitzer (2010), sobre a rerúncia do governador de Nova York após um escândalo sexual.

    Outros longas devem chegar às telonas para contar a mesma história sob ângulos diferentes. Underground: The Julian Assange Story mostra a juventude do hacker e foi exibido no Festival de Toronto. Já a DreamWorks e a Participant Media estão envolvidas em um projeto de ficção dirigido por Bill Condon com roteiro baseado em dois livros.

    Mark Boal (A Hora Mais Escura) trabalha na adaptação com base em um artigo da revista do New York Times enquanto a HBO também tem planos para contar a história de Assange.