cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Número de mulheres protagonistas em Hollywood aumentou em 2016

    Estereótipos ainda são um grande problema na indústria
    Por Iara Vasconcelos
    27/02/2017

    A luta por mais representatividade feminina em Hollywood foi uma das pautas mais discutidas nos últimos anos. Apesar de pequenas melhorias, é inegável que a indústria do cinema continua sexista e as mulheres continuam com papeis secundários ou estereotipados, como a princesa, a Manic Pixie Dream Girl ou a femme fatale.

    Entretanto, o ano de 2016 terminou com um balanço positivo dessa situação. Segundo estudo do The Center for the Study of Women in Television and Film, da universidade de San Diego, Hollywood presenciou um aumento significativo no número de mulheres protagonistas.

    Segundo os detalhes do estudo, 29% dos filmes de maior bilheteria do ano tiveram mulheres em papéis de destaque, conta 22% em 2015. O número de produções com grandes personagens feminininas também aumentou de 34% para 37%. Outro dado interessante é que em filmes dirigidos por mulheres, 57% dos protagonistas também são do sexo feminino, mas quando se trata de diretores homens, esse número diminui para 18%.

    Outro grande problema da indústria é o racismo, mas felizmente também houve melhora nesse quadro. A quantidade de mulheres negras em filmes, por exemplo, aumentou de 13% para 14%. Já o de asiáticas foi de 3% para 6%. Infelizmente, o número de latinas diminuiu de 4% para 3%.

    Amy Adams, Felicity Jones, Jennifer LawrenceMeryl Streep e Viola Davis são algumas das atrizes de maior destaque no ano passado e nesse ano. Sucesso pra elas!