cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O Auto da Boa Mentira traz aos cinemas as ideias brilhantes de Ariano Suassuna

    Filme inspirado em palestras do dramaturgo chega aos cinemas no dia 10 de março
    Por Thamires Viana
    14/01/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Até hoje, a genialidade de Ariano Suassuna continua a encantar o cinema, o teatro a televisão. O dramaturgo e poeta paraibense trouxe a público obras memoráveis que se tornaram consagradas. Uma delas é O Auto da Compadecida, peça de 1955 que foi adaptada para o cinema e TV e conquistou o coração dos brasileiros.

    E já tem filme novo inspirado em sua grande sabedoria chegando às telonas em breve! O Auto da Boa Mentira, dirigido por José Eduardo Belmonte, foi idealizado a partir de palestras do dramaturgo que viralizaram na internet e tem lançamento previsto para março.

    O Auto da Boa Mentira

    Ainda sem sinopse oficial divulgada, O Auto da Boa Mentira trará cinco histórias em seu decorrer que foram baseadas nas declarações de Suassuna dadas em palestras que ele ministrava. Os vídeos passaram a circular na internet e fazer o maior sucesso nas redes sociais, principalmente por trazerem o bom humor e irreverência do dramaturgo.

    Em uma delas, Suassuna conta que quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras, foi convidado para um jantar importante. Lá, foi perguntado se já tinha viajado à Disney e arrancou risadas da platéia ao dizer que notou a decepção das pessoas quando revelou que nem mesmo havia saído do Brasil. No filme, a história será contada através do olhar de uma personagem que, por vergonha, acabará inventando uma viagem até os tradicionais parques de Orlando.

    Ariano Suassuna

    Nascido em 1927 em João Pessoa, Paraíba, Ariano Suassuna também foi advogado, professor e idealizador do Movimento Armorial, que visava a valorização das artes populares nordestinas. Com um bom humor inconfundível, que viria a se tornar popular em seus trabalhos, o dramaturgo tornou-se um dos nomes mais importantes da cultura brasileira e em 1989 ocupou a Cadeira nº 32 na Academia Brasileira de Letras, instituição cultural que visa o cultivo da língua e da literatura nacional. Além da popular O Auto da Compadecida, suas outras obras incluem O Rico Avarento (1954), O Santo e a Porca (1957) e A Caseira e a Catarina (1962). Ariano faleceu em 2014, aos 87 anos de idade, vítima de um infarto. 

    Continua após o anúncio

    Produção e elenco

    O Auto da Boa Mentira tem roteiro assinado por João Falcão e Tatiana Maciel, e a direção fica a cargo de José Eduardo Belmonte (Carcereiros - O Filme). O elenco estelar traz grandes nomes do audiovisual brasileiro como Jesuíta Barbosa, Cássia Kis, Rocco Pitanga, Jackson Antunes, Zezé Polessa, Luís Miranda, Nanda Costa, Johnny Massaro, Aramis Trindade, Renato Góes e Leandro Hassum.

    O filme tem estreia marcada para o dia 10 de março e a distribuição é da Imagem Filmes.