cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O Auto da Boa Mentira traz aos cinemas as ideias brilhantes de Ariano Suassuna

    Filme inspirado em palestras do dramaturgo chega aos cinemas em abril
    Por Thamires Viana
    14/01/2021 - Atualizado há 7 meses

    Até hoje, quase sete anos após sua partida, a genialidade de Ariano Suassuna continua a encantar o cinema, o teatro a televisão. O dramaturgo e poeta paraibense trouxe ao público obras memoráveis que se tornaram consagradas. Uma delas é O Auto da Compadecida, peça de 1955 que foi adaptada para o cinema e TV e conquistou o coração dos brasileiros.

    E já tem filme novo inspirado em sua grande sabedoria chegando às telonas em breve! O Auto da Boa Mentira, dirigido por José Eduardo Belmonte, foi idealizado a partir de clássicas frases do dramaturgo e tem lançamento previsto para abril.

    Sinopse oficial de O Auto da Boa Mentira

    Dizem que mentira tem perna curta. Se isso é verdade, a bichinha corre rápido, viu! Em quatro histórias inspiradas em contos bem humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações onde, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista. 

    Ariano Suassuna

    Nascido em 1927 em João Pessoa, Paraíba, Ariano Suassuna também foi advogado, professor e idealizador do Movimento Armorial, que visava a valorização das artes populares nordestinas. Com um bom humor inconfundível, que viria a se tornar popular em seus trabalhos, o dramaturgo tornou-se um dos nomes mais importantes da cultura brasileira e em 1989 ocupou a Cadeira nº 32 na Academia Brasileira de Letras, instituição cultural que visa o cultivo da língua e da literatura nacional. Além da popular O Auto da Compadecida, suas outras obras incluem O Rico Avarento (1954), O Santo e a Porca (1957) e A Caseira e a Catarina (1962). Ariano faleceu em 2014, aos 87 anos de idade, vítima de um infarto. 

    Produção e elenco

    O Auto da Boa Mentira tem roteiro assinado por João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto e a direção fica a cargo de José Eduardo Belmonte (Carcereiros - O Filme). 

    O elenco estelar traz grandes nomes do audiovisual brasileiro como Jesuíta Barbosa, Cássia Kis, Rocco Pitanga, Luís Miranda, Nanda Costa, Johnny Massaro, Renato Góes e Leandro Hassum.

    O filme tem estreia marcada para abril e a distribuição é da Imagem Filmes.