cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O Auto da Compadecida na telona

    Por Da Redação
    08/09/2000

    A obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, escrita em 1955, já esteve no teatro, na TV e agora ganha versão para o cinema.

    Quem assistiu a adaptação dirigida por Guel Arraes na televisão pode imaginar o que vem por aí. O filme tem estréia nacional prevista para 15 de setembro e traz no elenco Fernanda Montenegro, Denise Fraga e os impagáveis Selton Mello e Matheus Nachtergaele nos papéis de Chicó e João Grilo.

    Personagens picarescos, como define o próprio Guel Arraes - que estréia como diretor de longa -, Grilo e Chicó são arquétipos do povo brasileiro, em especial nordestino, formado por sobreviventes.

    Para a equipe de 65 pessoas e o elenco foram alugadas 12 casas, 2 fazendas e 1 rancho, além das acomodações em um hotel na cidade de Boqueirão, a 20 km de Cabaceiras, Paraíba. A cidade tem apenas três ruas e o abastecimento de água é feito por carros-pipa dia sim, dia não.

    No texto original do O Auto da Compadecida, a história se passa nos anos 30, com referências ao cangaço, retratando um nordeste "medieval" que, apesar da distância, ainda está presente em muitas das características da atualidade.