cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O Diamante Negro estará na telona

    Por Da Redação
    02/07/2002

    A vida do jogador de futebol Leônidas da Silva será contada nos cinemas pelo diretor Paulo Machline. O filme, ainda sem título definido, é baseado no livro Diamante Eterno, biografia escrita por André Ribeiro, que será também roteirista. Ribeiro nunca escondeu o desejo de fazer um filme sobre o jogador, a quem considera o primeiro astro negro do futebol brasileiro. Leônidas passou por diversos clubes, entre eles o São Paulo e o Flamengo, além de ter sido o artilheiro da Copa de 38, na Argentina, com oito gols. Pela categoria de suas jogadas recebeu o apelido de Diamante Negro, que mais tarde acabou se tornando nome de um chocolate, em homenagem ao jogador.

    A idéia do longa-metragem é narrar a história deste jogador que, muito antes de Pelé e Romário, das câmeras de TV e dos salários milionários, deu ao esporte o status glamuroso tão almejado e criticado nos dias de hoje.

    Considerado o inventor do gol de bicicleta, Leônidas marcou o primeiro em 1942, no Pacaembu, jogando pelo São Paulo. Outra prova da genialidade do jogador foi durante a Copa de 1938, no jogo contra a Polônia, em que o jogador tirou as chuteiras e jogou um tempo descalço, devido ao campo elameado. Aos 88 anos, sua vida é marcada por incontáveis vitórias nos clubes e na seleção brasileira, desafetos, amores e o drama do mal de Alzheimer.