O Gambito da Rainha traz Anya Taylor-Joy como gênia do xadrez

A minissérie da Netflix é baseada no livro de Walter Tevis

30/10/2020 16h35 (Atualizado em 24/11/2020 16h12)

Por Alexandre Dias

O Gambito da Rainha, minissérie original da Netflix, está entre as produções mais vistas do serviço de streaming. Mas você sabe do que se trata o projeto? Não? Então, antes da sua maratona, saiba tudo sobre O Gambito da Rainha:

Trama

A história se passa na década de 60, nos Estados Unidos. A personagem principal é Beth Harmon, uma órfã que descobriu ser um talento nato no xadrez. 

A minissérie explora a ascensão de Beth desde os nove anos de idade no esporte. Porém, toda subida tem uma queda. A protagonista sempre foi instrospectiva, o que nunca foi um problema para ela até ficar famosa. Quando o seu nome passa a ser conhecido pela suas habildades, os seus demônios internos também se afloram. 

Livro e discussões

A produção do streaming é baseada no romance de 1983 de mesmo nome, escrito por Walter Tevis. De acordo com a revista Women's Health, o escritor declarou que Beth foi criada para ser um "tributo a mulheres geniais". 

Logo no início do trailer da minissérie, percebe-se o quanto o machismo é um dos principais temas debatidos na trama. "Homens vão aparecer e querer te ensinar coisas. Isso não os torna mais inteligentes", dizem para Beth. 

Esta discussão se desenvolve ainda mais na história pelo período retratado, em que as mulheres eram extremamente oprimidas. "Eu gosto de Beth pela sua coragem e inteligência. No passado, muitas mulheres tiveram que esconder à sua genialidade, mas não hoje", afirmou Tevis. 

Elenco e produção

Beth é vivida na minissérie por Anya-Taylor Joy, conhecida por Fragmentado e Os Novos Mutantes. O elenco ainda conta com nomes como Harry Melling (o Dudley da saga Harry Potter), Chloe Pirrie (Emma, filme em que ela contracenou com Joy) e Bill Camp (Coringa).

O projeto foi criado pela dupla Scott Frank e Allan Scott. O primeiro é conhecido pelo roteiro de Wolverine - Imortal, enquanto o segundo foi o responsável pelo texto do clássico Convenção Das Bruxas.

Episódios

O Gambito da Rainha possui sete episódios, com duração média entre 50 e 60 minutos.

Veja o trailer da minissérie:

 

 

Veja também: 

Batalha livro x filme: Comparamos clássicos e queremos sua opinião

TOP 6: Filmes dirigidos por mulheres


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus