O Impossível: curiosidades do primeiro filme de Tom Holland

Longa retrata a história real do tsunami que assolou a Tailândia em 2004

17/09/2020 16h00

Por Thamires Viana

O Impossível, longa lançado em 2012 e estrelado por Naomi Watts e Ewan McGregor, integra o top 10 de filmes mais vistos na Netflix nesta semana. Baseado na história real do tsunami que assolou o litoral da Tailândia em 2004, o filme retrata de forma impactante os momentos de terror enfrentados por uma família que passava férias no local.

O filme é dirigido por J.A. Bayona e rendeu à Naomi Watts uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2013. Além disso, foi a estreia de Tom Holland, ator de Homem-aranha: De Volta Ao Lar, em um longa-metragem. 

Conheça mais sobre O Impossível

Trama

Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e seus três filhos iniciam suas férias na Tailândia em busca de alguns dias de sossego no paraíso tropical. Porém, na manhã de 26 de dezembro, enquanto a família relaxa na piscina depois das festividades de Natal, um terrível barulho surge do centro da terra. Maria, paralisada, vê à sua frente uma enorme parede de água suja que vem ao seu encontro. É aí que começa um verdadeiro pesadelo na vida dessa família.

Curiosidades

1. Figurantes

Muitos dos figurantes que aparecem no longa eram sobreviventes reais do tsunami ocorrido no litoral da Tailândia em 2004. Considerado um dos maiores desastres naturais da história, ele matou cerca de 230 mil pessoas, a maioria na Indonésia, e em mais em 13 países no Oceano Índico. 

2. Família real

Os produtores do filme ouviram uma entrevista na rádio espanhola onde a família contou a sua história de sobrevivência ao tsunami e decidiram fazer um filme baseado nela. A família é de origem espanhola, mas vivia no Japão na época do Tsunami. Eles esrtiveram presentes durante todo o processo de filmagem e ajudavam os atores a constituírem os personagens.

3. Susto no set

Para as cenas subaquáticas, Naomi Watts foi amarrada a uma cadeira giratória. Durante algumas das filmagens, ela não conseguiu mais segurar a respiração e apertou o botão de 'pare'. Em vez de parar, a cadeira começou a girar ao contrário, o que se tratava de um erro técnico. A atriz afirmou que se sentia muito assustada e odiava a cadeira por esse motivo.

Crítica

"O Impossível é um filme duro, contundente em suas imagens. Bayona não poupa o espectador das feridas (físicas e psicológicas) de seus protagonistas. A diferença em relação aos filmes-catástrofe americanos está no fato de não tratar do drama de vários núcleos de personagens. Concentra-se basicamente na família em questão, resvalando apenas na tragédia de outras vítimas."

Confira a nossa crítica completa

Produção

A direção de O Impossível é de J.A. Bayona (O Orfanato e Jurassic World: Reino Ameaçado) e tem roteiro assinado por Sergio G. Sánchez e María Belón. Além de Naomi Watts, Ewan McGregor e Tom Holland, o elenco ainda traz Samuel Joslin, Oaklee Pendergast e Marta Etura. 

O Impossível está disponível no catálogo da Netflix.

Confira o trailer oficial:

Veja também: 

Pânico em família: Filmes onde elas enfrentam situações tensas

Relembre histórias de superação em desastres naturais do cinema

Entenda como histórias reais são adaptadas para as telas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus