cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O Quarto de Jack: o filme que deu um Oscar a Brie Larson

    Longa de 2015 chegou ao catálogo da Netflix e está em alta por lá
    Por Thamires Viana
    11/01/2021 - Atualizado há 7 meses

    O Quarto de Jack, longa estrelado por Brie Larson e Jacob Tremblay, chegou ao catálogo da Netflix e já está em alta como um dos mais vistos da semana. Com uma história emocionante e repleta de simbolismo, o longa chegou aos cinemas em 2015 e comoveu o público.

     

    Na trama, mãe e filho vivem uma dura realidade, o que faz com que criem uma relação profunda e intensa dentro do quarto onde o pequeno Jack nasceu e foi criado. Dirigido por Lenny Abrahamson, O Quarto de Jack foi indicado em quatro categorias do Oscar em 2016, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, mas saiu vencedor do prêmio de Melhor Atriz para Larson.

     

    Conheça mais sobre O Quarto de Jack:

    Trama

    Cena de O Quarto de Jack Reprodução

    A comovente história se passa dentro de um quarto. Jack, personagem de Jacob Tremblay, é um garotinho de cinco anos que não conhece nada do mundo. Ma, vivida por Brie Larson, é sua mãe, uma jovem de vinte e poucos anos que passa os dias cuidando e ensinando a criança. Mostrando um amor sem limites entre mãe e filho, O Quarto de Jack aprofunda a relação entre eles, ao mesmo tempo em que explora os conflitos e os traumas enfrentados por Ma. Aos poucos, a mãe passa a organizar um plano para mudar a sua realidade e finalmente apresentar as maravilhas do mundo ao pequeno Jack. 

    Continua após o anúncio

    História Real

    O Quarto de Jack foi inspirado em um terrível caso real que chocou o mundo em 2008. Na Áustria, um homem chamado Josef Fritzl manteve por 24 anos sua filha Elisabeth Fritzl em cativeiro no porão de sua casa localizada em Amstetten, no norte do país. Ele abusava sexualmente da jovem e das terríveis relações incestuosas nasceram sete filhos. Ele obrigava Elisabeth a escrever cartas endereçadas a ele e sua mãe, para que os indícios apontassem que ela estava bem, mas longe de casa. 

     

    Em 2008, a filha mais velha de Elisabeth ficou doente e ela implorou que Josef a levasse ao hospital local. Interrogada pelos médicos sobre sua família, a jovem que já tinha 19 anos passou a dar respostas confusas que chamaram a atenção da polícia. O caso do desaparecimento de Elisabeth foi reaberto e, pressionado, Josef acabou por libertar a filha do porão. Ela contou tudo à polícia e o criminoso foi preso imediatamente. Em 2009, após um intenso júri de quatro dias, o homem foi considerado culpado de todos os crimes e condenado à prisão perpétua.

    Brie Larson

    Cena do filme Capitã MarvelReprodução

    A atriz norte-americana chamou a atenção da crítica por seu papel em O Quarto de Jack. Determinada, a jovem trouxe aprofundamento e muita carga dramática à Ma , o que a fez não só ganhar notoriedade em Hollywood, mas também sair vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2016. 

     

    Em 2019, já como uma das atrizes mais renomadas do cinema, Larson chegou ao Universo Cinematográfico da Marvel para interpretar Carol Danvers, a Capitã Marvel, e se consagrou na personagem. O longa já tem uma sequência confirmada para chegar aos cinemas em 2022 pelas mãos da cineasta Nia DaCosta. 

     

    Entre outros trabalhos de Larson estão os longas Luta Por Justiça, Scott Pilgrim Contra o Mundo, Anjos da Lei e De Repente 30

    Opinião

    "Em termos de ritmo, O Quarto de Jack parece dois longas separados, com o clímax óbvio acontecendo antes da metade, enquanto a segunda parte é mais focada no drama, mais lenta e densa. As grandes atuações de Brie Larson, merecidamente indicada ao Oscar, e do surpreendente garoto Jacob Tremblay, que merecia ser indicado, são muito importantes para o longa funcionar, tanto no quarto quanto fora dele. Quando a história de Ma começa a ir para um caminho obscuro, a curiosidade de Jack gera o equilíbrio entre esperança e depressão e ajuda a nos manter interessados." 

     

    Leia a crítica completa

    Continua após o anúncio

    Produção

    O Quarto de Jack tem direção assinada por Lenny Abrahamson e roteiro de Emma Donoghue. Além da dupla Larson e Tremblay, o elenco ainda traz nomes como Sean Bridgers, Wendy Crawson, Matt Gordon, Amanda Brugel e Joan Allen.

     

    O drama tem 1h57 minutos de duração e está disponível no catálogo da Netflix.

    Trailer