O que esperar de filme sobre ator pornô que causou em Cannes?
Neste ano, o Festival de Cannes foi marcado por uma estreia de peso e vinda de um diretor com obras inusitadas.
Red Rocket, novo filme de Sean Baker (de Tangerina e Projeto Flórida), causou rebuliço na Croisette pela temática ousada, linguagem audiovisual autêntica e pelo seu protagonista — Simon Rex, um ator que já viveu dias melhores na indústria.
Saiba mais sobre o motivo pelo qual a produção "causou" no famoso festival europeu a seguir.
A sinopse de Red Rocket
Descrita como uma produção de muito humor negro e sombrio, Red Rocket gira em torno de Mikey Saber (Simon Rex), um garoto de programa — e beirando aos 40 anos — que vive do dinheiro de seus ex-trabalhos como ator pornográfico.
Sem rumo em Los Angeles, o antigo ator de filmes eróticos decide retornar à sua cidade natal, no Texas, onde vivem a sua ex-melhor e sogra. No entanto, conforme essa família levemente disfuncional se reencontra e começa uma turbulenta lavagem de roupa, ele conhece uma jovem chamada Strawberry (Suzanna Son), caixa em uma loja de donuts local, e se vê perdidamente apaixonado.
Será que Mikey conseguirá conter os seus antigos hábitos?
Exibições internacionais
Em fevereiro deste ano, alguns meses antes do festival francês, a badalada produtora A24 adquiriu os direitos de exibição de Red Rocket nos Estados Unidos. E na última sexta-feira (24), agendou sua estreia na América do Norte para o dia 3 de dezembro, fazendo com que o título se classifique para a corrida do Oscar 2022.
Além do Festival de Cannes, no qual o longa-metragem recebeu uma salva de aplausos de mais de cinco minutos, o filme também foi/será exibido em mostras diversas e em países como Deauville, Hamburgo, Londres, Memphis, Middleburg, Mill Valley, Miskolc, Nova York, Telluride, e San Sebastião. No festival de Deauville, o filme ganhou o prêmio do júri da crítica.
Já no Brasil, a produção ainda não tem data de estreia.
E o que a crítica achou de Red Rocket?
Atualmente, o filme tem uma taxa de aprovação de 96% no site coletor de críticas Rotten Tomatoes. No consenso dos especialistas, a produção é liderada pelo desempenho magnético de Simon Rex, e, mais uma vez sob o olhar de Sean Baker, traz uma nova visão da vida americana.