cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O que esperar da sequência de 'Duna', sci-fi do diretor de 'Blade Runner'

    Primeiro longa apenas começou a contar a história de Paul Atreides
    Por Daniel Reininger
    03/11/2021 - Atualizado há 7 dias

    Um dos maiores espetáculos cinematográficos já produzidos, Duna, adaptação do best-seller do escritor Frank Herbert, é uma das grandes obras da ficção científica de todos os tempos.

    O longa que está nos cinemas apresenta o título Duna - Parte 1 e termina sem finalizar a história dos personagens principais da trama, por isso, explicamos o que esperar da sequência e para onde a trama vai daí. 

    Cuidado, spoilers adiante.

    Duna - Parte 2

    De acordo com informações do Deadline, a estreia da sequência deverá acontecer em outubro de 2023 trazendo o retorno de Villeneuve, diretor, produtor e co-roteirista do projeto. 

    A trama continua de onde parou o primeiro filme e mostrará como o agora Duque Paul Atreides, membro dos Fremen, conseguirá retomar seu lugar de direito e ainda salvar Arrakis do domínio cruel dos Harkonnen.

    Veja a postagem que confirmou a sequência: "Este é apenas o começo... Obrigado a quem experimentou 'Duna' até agora, e aqueles que estão indo nos próximos dias e semanas. Estamos ansiosos para continuar a jornada!", diz a legenda do post de confirmação.

    Final da Parte 1

    O primeiro filme termina logo que Paul e Lady Jessica encontram e são aceitos pelos Fremen, povo que vive nos desertos do planeta Arrakis. Tudo que aconteceu até então foi simplesmente uma apresentação desse mundo e o início da jornada de Paul, que passa por grandes desafios apenas para permanecer vivo após a traição do Imperador e dos Harkonnen. Lutador habilidoso, procura ajuda e, por meio de um combate até a morte, se torna um membro dos Fremen.

    O filme termina com Paul, Lady Jessica e o grupo dos Fremen andando pelo deserto, já como iguais, a caminho de uma das cidades desse povo. Nesse momento, Paul passa a conhecer a garota de suas visões, Chani, que também estava no grupo que encontrou mãe e filho no deserto.

    O que esperar

    Além de um grande espetáculo visual, podemos esperar o encerramento épico da trama de Paul Atreides, isso se a franquia não se tornar uma trilogia nos cinemas.

    Considerando que a Parte 2 encerre a trama, teremos Paul adulto, novos personagens, uma dinâmica totalmente nova e ainda mais jogo político e batalhas.

    Saiba exatamente como tudo termina abaixo, mas cuidado com spoilers:

    O que acontece

    Na continuação, Paul e Jessica conhecerão a cultura dos Fremen e viverão em exílio por um tempo. A partir daí, começa a trama do segundo filme, que mostrará a ascensão de Paul como líder militar e espiritual e o colocará em guerra santa, Jyhad, contra seus inimigos.

    Com as habilidades Bene Gesserit de Jéssica e as habilidades marciais de Paul, eles se juntam aos Fremen, ferozes guerreiros que cavalgam os gigantescos vermes da areia que dominam o planeta deserto.

    Paul finalmente ascende à Kwisatz Haderach, um Bene Gesserit masculino, cujos poderes, mentais e orgânicos, viriam a unir o espaço e o tempo.  

    Aos poucos, o conhecimento secreto de Jessica dos mitos religiosos dos Fremen plantado por uma missionária Bene Gesserit fazem com que Paul tome o lugar de Lisan al-gaib, um líder político e religioso que une os milhões de Fremen em uma força militar poderosa.

    Em termos familiares, Paul passa a viver com Chani (Zendaya), como sua concubina, com quem tem filhos. Já Lady Jessica dá a luz à Alia Atreides, irmã mais nova de Paul, dona de poderes psiquícos poderosíssimos.

    Em posição de se vingar dos Harkonnen, Paul assume o comando de Arrakis e da especiaria. Com isso, força o imperador a intervir e a ir pessoalmente ao planeta Duna. Em um duelo contra um campeão Harkonnen em frente ao trono Imperial, Paul vence. Sua vitória força uma união matrimonial estratégica com a herdeira do Imperador, Irulan Corrino, forçando o monarca a abdicar e tornando Paul o primeiro imperador da dinastia da Casa Atreides.

    Paul, o novo imperador, começou uma guerra santa, exatamente como previsto.

    Zendaya em Duna como ChaniReprodução

    Duna

    Duna é inspirado em um dos maiores clássicos literários da ficção científica escrito por Frank Herbert. A obra traz a desconstrução da realeza por meio da vivência em uma terra inóspita. Temas definitivos do gênero são abordados, como a religião e o meio ambiente.

    Além do protagonista Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), o longa ainda traz nomes como Oscar Isaac (Star Wars: A Ascensão Skywalker) como o Duque Leto Atreides e Rebecca Ferguson (Missão: Impossível - Efeito Fallout) no papel da sua esposa, Lady Jessica. Outros nomes fortes no elenco são Josh Brolin (Vingadores - Ultimato), Zendaya (Euphoria) e Jason Momoa (Aquaman).

    Com direção de Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Duna já é um sucesso nos cinemas brasileiros. Veja o trailer:

    Veja mais