cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O que esperar de Sombra & Ossos, série da Netflix inspirada em best-seller

    Magia, tramas políticas e muita aventura: conheça mais sobre a série que promete virar a próxima febre do streaming
    Por Da Redação
    06/04/2021 - Atualizado há 7 dias

    No dia 23 de abril estreia Sombras & Ossos, nova série da Netflix baseada no best-seller homônimo que já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias ao redor do mundo. Apesar do trailer oficial ter sido lançado há poucos dias, despertou a curiosidade de muita gente - principalmente dos fãs da saga, já que a história contará com modificações importantes.

    Ainda não viu o trailer? Confira abaixo:

    Com a premissa de transportar o público para um mundo fantástico, Sombras & Ossos é mais uma aposta do streaming em produções fantásticas focadas em jovens adultos, como Fate: A Saga Winx e Shadowhunters. Apesar de pecar no clichê da clássica história da garota que aparenta ser comum mas na realidade é extremamente poderosa, a série pode surpreender. No caso, espere uma mistura desse gênero com produções como Game of Thrones, pelas tramas políticas e riqueza de detalhes, e The Witcher, pelo viés mais sombrio e místico.

    Ficou interessado? Então, conheça mais sobre o universo criado pela escritora Leigh Bardugo, assim como o que esperar da série:

    Sombra & Ossos | Trailer oficial

    Continua após o anúncio

    Sombras & Ossos: o que você precisa saber

    A história de Sombras & Ossos se passa em um país dividido por uma enorme faixa de terra onde a escuridão reina e monstros habitam. Ela é conhecida como Dobra das Sombras e existe há muitos anos, sendo que ninguém nunca chegou perto de eliminá-la.

    É aqui que entra Alina Starkov. Em um mundo em que parte da população tem poderes sobrenaturais - conhecidos como Grishas -, a garota aparenta ser comum e sem nenhuma habilidade especial. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo quando, em uma expedição à Dobra das Sombras, ela manifesta o poder da luz para salvar um amigo. A questão é: esse poder, que é raríssimo, é o único capaz de acabar com a Dobra.

    A partir de então, Alina fica sob os cuidados do Grisha mais poderoso de todos, conhecido como Darkling, que promete ajudá-la a treinar e domar sua habilidade recém descoberta.

    A sinopse pode ser comum, mas a história se destaca por construir um universo muito rico, com povos e culturas bem marcantes - resultado de um mergulho profundo da autora no estudo de folclores, assim como costumes de diferentes sociedades. Além disso, fatos históricos como a Segunda Guerra Mundial serviram de inspiração para o romance, o que traz uma complexidade política nem sempre comum para o gênero. 

    Vale mencionar que a história protagonizada por Alina conta com três livros: Sombras & Ossos, Sol & Tormenta e Ruína & Ascensão, também conhecidos como a Trilogia Grisha. O desenrolar dessa trama conta com inúmeras reviravoltas e uma grande guerra, mas para saber os detalhes só lendo os livros ou esperando dia 23 de abril para descobrir.

    Cartaz de divulgação Sombra & OssosReprodução

    O que esperar da série

    Com previsão para entrar no catálogo da Netflix no fim do mês, Sombras & Ossos será protagonizada por Jessie Mei Li como Alina, Ben Barnes como General Kirigan e Archie Renaux como Mal, melhor amigo da protagonista. Enquanto nos livros o personagem de Barnes é sempre referido como Darkling, na série ele já é apresentado com seu nome, o que chega a ser uma mudança significativa para quem leu a obra. Mas essa não é a única liberdade que a produção tomou.

    Os fãs da série já sabem, mas além da Trilogia Grisha, Leigh Bardugo escreveu mais dois livros no mesmo universo e que se passam alguns anos depois dos acontecimentos originais. Eles são: Six of Crows e Crooked Kingdom. Neles,  um grupo de seis criminosos se junta para resgatar um prisioneiro de uma das fortalezas mais impenetráveis do mundo em troca de um pagamento imensurável. Somente ao longo da aventura eles descobrem que o mundo como conhecem pode acabar - a não ser que eles façam algo a respeito.

    A grande sacada da série da Netflix é que, de alguma forma, as duas histórias serão abordadas. A aposta é que a produção utilize duas linhas do tempo: enquanto a trilogia original será narrada como passado, a duologia tratará do presente. Afinal, não faria sentido trazê-las como acontecimentos simultâneos, uma vez que Six of Crows é impactada diretamente pela grande guerra da Trilogia Grisha. Enquanto a série não estreia, no entanto, não é possível ter certeza se mudanças mais drásticas foram feitas nas tramas.

    Outra promessa importante da série é aprofundar ainda mais os livros, abordando fatos inéditos no seu desenrolar. Entre eles, podemos contar com mais detalhes e desenvolvimento dos personagens - algo que a trilogia original peca por não explorar. A princípio, isso não deve preocupar os fãs mais puristas, já que a escritora da série também é produtora executiva e acompanhou de perto o trabalho. 

    O que também não ficará de fora é a diversidade cultural que Sombras & Ossos traz. No caso, além de já ser possível conferir alguns figurinos e cenários bem ricos no trailer, as variedades não para por aí. Os produtores da série fizeram questão de contratar David Peterson, especialista em criar línguas artificiais, para desenvolver diversos idiomas para os diferentes povos da saga. Vale lembrar que no seu currículo há trabalhos como Game of Thrones, com as línguas dos Dothraki e dos Valirianos

    Sob produção de Shawn Levy (Stranger Things) e direção de Lee Toland Krieger, a série terá oito episódios de uma hora, sendo que todos serão disponibilizados juntos no dia 23 de abril. 

    Conteúdo Relacionado