cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    O que você precisa saber antes de ver 'Doutor Estranho 2'

    'Multiverso da Loucura' expande Universo Cinematográfico da Marvel
    Por Daniel Reininger
    30/04/2022 - Atualizado há 23 dias

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura  é um dos filme mais aguardados do ano e promete ser o grande evento da Marvel nos cinemas em 2022, reunindo heróis, vilões, nos aprofundando no Multiverso, e conta até com a participação de um X-Men: Professor Xavier.

    Mas tudo isso pode ser muito confuso para quem não acompanha de perto as produções do estúdio, então para não deixar ninguém de fora desse grande espetáculo cinematográfico, explicamos tudo o que você precisa saber antes de ver o filme:

    Sobre o que é o filme?

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trará o retorno de Cumberbatch como o herói-título. A trama mostrará o protagonista enfrentando uma nova ameaça capaz de trazer o colapso do Multiverso.

    A direção é assinada pelo cineasta Sam Raimi e o elenco ainda traz nomes como Rachel McAdams, Benedict Wong e Xochitl Gomez.

    A estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está agendada para o dia 05 de maio nos cinemas brasileiros.

    Multiverso

    O multiverso da Marvel é onde diversos mundos paralelos, como o do Homem-Aranha de Tobey Maguire, por exemplo, existe separado do Universo do Peter Parker de Tom Holland, mas ambos fazem parte da realidade. 

    Ou seja, Multiverso é um termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos. Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe.

    O colapso desse sistema é mais um dos desafios, ou como o diretor chamou, um dos "vilões", em potencial da trama.

    A série What if... mostra bem como poderiam ser esses universos paralelos e apresenta alguns dos personagens que podem estar no novo filme.

    Wandavision mexe com a realidade

    A série de sucesso da Disney+, WandaVision, deu início à Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel e tem ligação direta com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

    Wandavision se passa após Vingadores – Ultimato, em 2023. Wanda não lidou bem com a morte de seu amado, Visão, e criou uma realidade alternativa sobre uma pequena cidade, onde vivem felizes. Ela tem dois filhos nessa realidade, os quais ama muito.

    Influenciada pela visão feliz dos seriados norte-americanos, que viu sua vida toda. Wanda reproduz elementos que viu na TV e, assim, acaba criando seu próprio show. As época mostradas nos programas reproduzidos são referências às fases do luto.

    Conforme ela se torna mais consciente do que criou, o mundo sofre alterações para se adequar à sua personalidade e vontades.

    Na série, mesmo após entender e desfazer o mal que estava fazendo às pessoas que se tornaram suas reféns, ela precisa fugir para não ser aprisionada pelos agentes da S.W.O.R.D.. Isso, obviamente, não a deixa contente.

    Loki causa o colapso do tempo

    A história leva o personagem Loki às instalações da TVA (Time Variance Authority), agência que cuida da cronologia de toda a existência. Prestes a ser resetado, Loki é recrutado como agente para ajudar a capturar um terrível assassino, que têm emboscado esquadrões da TVA.

    Só que as coisas saem do controle, Loki descobre a verdade por trás da agência temporal e acaba com a linearidade do tempo ao enfrentar Kang, o Conquistador, um vilão conhecido por viajar no tempo. 

    Descobrimos na série que o personagem manipulou a linha do tempo do universo e permitiu que certos eventos acontecessem, enquanto prevenia a criação de variantes que saíssem de seu controle, mas com a intervenção de Loki, as coisas mudaram.

    O programa nos apresenta o conceito das variantes, crucial para o novo filme.

     

    Homem-Aranha causa colapso do multiverso

    Nesse filme, Peter Parker (Tom Holland) passa a enfrentar uma nova realidade opressora quando sua identidade é revelada ao público. Investigado até pelos federais, acaba se sentindo pressionado e procura Doutor Estranho para que o mundo esqueça que ele é o Homem-Aranha. 

    Quando a magia dá errado, todos que conhecem a verdade, em diversos universos, atravessam para o MCU e é preciso manda-los de volta antes que o multiverso entre em colapso. É aí que as coisas se complicam, ainda mais quando Peter decide fazer mais do que simplesmente expulsar essas pessoas de seu mundo.

    Ao final de tudo, Estranho consegue reverter a magia que deu errado, mas faz o mundo esquecer de Peter Parker. Entretanto, essa solução parece ter sido apenas temporária e as coisas continuam instáveis.

     

    Barão Mordo

    Chiwetel Ejiofor retorna como Karl Mordo, após fazer sua estreia em Doutor Estranho, filme de 2016. Ele é um ex-Mestre das Artes Místicas e mentor que se tornou inimigo de Strange, mas agora está caçando outros feiticeiros. 

    Ejiofor também interpreta versões alternativas do personagem e potencialmente todas podem ser vilanescas, embora  faça sentido alguma se aliar a Strange para enfrentar outros desafios que ameacem o multiverso. 

    Ele não é o vilão principal, mas tem um papel importante no longa.

    X-Men vão aparecer

    Sabemos que Patrick Stewart aparecerá no filme como Professor X, ele viveu o personagem nos filmes dos X-Men.

    Vale lembrar que os mutantes são seres com alterações genéticas que, em geral, garantem habilidades especiais. Eles são considerados a evolução da humanidade por muitos e uma grande ameaça por outros. 

    Nesse contexto existem os X-Men, um grupo de heróis criado por Professor Xavier. Wolverine é um dos membros mais famosos do grupo.

    Detalhe: A Feiticeira Escarlate é uma mutante no universo Marvel dos quadrinhos e pode aparecer como tal em algum dos universos paralelos.

    Illuminati se metem na confusão

    Nos quadrinhos, os Illuminati da Marvel surgiram nos quadrinhos da Marvel em 2005, após a Guerra Kree-Skrull, vários dos heróis mais poderosos da Terra formaram os Illuminati, um grupo secreto dos heróis mais influentes da Terra que se encontrariam apenas algumas vezes para enfrentar eventos de extraordinária importância.  

    Esses heróis são:

    • Namor - príncipe submarino
    • Homem de ferro - cientista bilionário
    • Senhor Fantástico - líder do Quarteto Fantástico e cientista
    • Professor X - mutante líder dos X-men
    • Doutor Estranho - mago supremo
    • Raio Negro - rei do Inumanos

    O grupo tenta proteger a Terra das maiores ameaças, mas principalmente ajuda a moldar o mundo à sua imagem, fazendo-o seguir no que consideram ser a melhor direção para o planeta, formando, efetivamente, um governo mundial secreto. 

    No filme, o grupo é um pouco diferente.

    Veja mais