O Sexto Sentido faz 21 anos; o antes e depois do elenco e o legado do suspense

O clássico suspense dirigido por M. Night Shyamalan completa 21 anos de lançamento no Brasil

22/10/2020 10h00

Por Thamires Viana

"Eu vejo gente morta." Certamente você conhece essa frase, não é? Ela é uma das mais emblemáticas de O Sexto Sentido, um dos grande sucessos da carreira de M. Night Shyamalan que completa 21 anos de lançamento no Brasil nesta quinta-feira (22).

Lançado em 1999 e estrelado por Bruce Willis e Haley Joel Osment, o longa ganhou popularidade entre o público por trazer uma história repleta de reviravoltas e uma boa mescla de drama e suspense, algo que se viria a se tornar comum na carreira do diretor.

Em 2000, o filme levou seis indicações ao Oscar, incluindo as categorias de Melhor Filme e Melhor Direção, além da nomeação de Melhor Ator Coadjuvante para Osment, que tinha apenas 11 anos na época.

No dia do aniversário de O Sexto Sentido, relembre a história, as curiosidades e veja como estão os atores do suspense:

Trama

No clássico dirigido por M. Night Shyamalan, Cole Sear (Haley Joel Osment) é um garoto que consegue ver espíritos, o que desperta a preocupação de sua mãe, Lynn Sear, personagem de Toni Colette. Ele então é enviado ao psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) para descobrir a origem do distúrbio. Aos poucos, o longa vai guiando sua história para um desfecho surpreendente.

Legado

Lançado em 1999, O Sexto Sentido trouxe ao cinema uma inovação na forma de mesclar suspense e drama, com uma história totalmente incomum em ambos os gêneros. Shyamalan, que também assina o roteiro, conseguiu criar um clássico até hoje lembrado e presente em listas de filmes obrigatórios.

A forma como o diretor insere os plot twists, ou seja, aquelas viradas na trama, é outro ponto a ser destacado na produção. Quase sempre, esse é o primeiro filme que vem à cabeça dos cinéfilos quando se fala em longas com finais surpreendentes e nada comuns. Além disso, as frases emblemáticas e a forma como o roteiro cria camadas para contar essa história fez do filme algo ainda mais emblemático na sétima arte.

Antes e depois

Bruce Willis

Montagem - Bruce Willis - O Sexto Sentido

No longa, Bruce Willis tinha 44 anos e viveu Malcolm Crowe, psicólogo de Cole. Atualmente, aos 65 anos, ele, claro, continua atuando nos cinemas e sendo um dos atores mais queridos de todos os tempos. O filme mais recente de Willis nas telonas foi Vidro (2019), outro sucesso de Shyamalan. 

Haley Joel Osment

Montagem - Haley Joel Osment - O Sexto Sentido

Com apenas 11 anos, Haley Joel Osment se tornou um dos rostinhos mais conhecidos do cinema ao viver Cole Sear. Pelo filme, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2000. Atualmente, aos 32 anos de idade, ele também segue na atuação e o filme mais recente em que trabalhou foi em Ted Bundy: A Irresistível Face Do Mal, longa de 2019, ao lado de Zac Efron e Lily James. 

Toni Collette 

Montagem - Toni Colette - O Sexto Sentido


Rainha dos gritos, como é carinhosamente chamada por adorar atuar em filmes de terror, Toni Colette interpretou Lynn Sear, a preocupada mãe de Cole, quando tinha 27 anos. Agora, aos 48, ela mantém seu talento ativo em filmes aclamados como Hereditário (2018) e Entre Facas E Segredos (2019). 

Donnie Wahlberg

Montagem - Donnie Wahlberg - O Sexto Sentido


Reconhece esse sobrenome? O intérprete de Vincent Gray, um dos pacientes do Dr. Malcolm, é irmão do também ator Mark Wahlberg. Na época da trama, ele tinha 30 anos e chegou a perder 19kgs para viver o personagem. Atualmente, Donnie Wahlberg tem 51 anos e é a grande estrela da série Blue Bloods.

Mischa Barton

Montagem - Mischa Barton - O Sexto Sentido


Kyra Collins, a garotinha que apavorou todo mundo só por estar embaixo da cama, foi interpretada por Mischa Barton quando ela tinha apenas 13 anos. Após o sucesso do longa, a atriz embarcou como co-protagonista na série The OC e atualmente, aos 34 anos, estrelou Spree, thriller lançado em 2020. 

Olivia Williams

Montagem - Olivia Williams - O Sexto Sentido


Olivia Williams, que viveu Anna Crowe, esposa de Malcolm, tinha 31 anos na época do filme. Agora, aos 52, ela permanece trabalhando como atriz e recentemente atuou no longa The Father, ao lado de Anthony Hopkins e Olivia Colman.

Curiosidades

Era dele!

Haley Joel Osment conseguiu o papel de Cole Sear por três razões listadas por Shyamalan: ele era o melhor para o personagem; era o único garoto nos testes de elenco que usava gravata; ele surpreendeu o diretor ao falar sobre a leitura do roteiro: "Eu li três vezes na noite passada", disse Osment. Shyamalan perguntou: "Uau, você leu sua parte três vezes?" e o garotinho afirmou: "Não, eu li o roteiro três vezes"

Terror?

Toni Collette afirmou que durante as filmagens ficou tão imersa e comovida com a profundidade emocional da história, que só foi perceber que se tratava de um filme de suspense com cenas de terror após o lançamento.

Outro papel

Nos primeiros rascunhos do roteiro, M. Night Shyamalan afirmou que o personagem de Bruce Willis seria um fotógrafo, não um psicólogo infantil. Além disso, o diretor contou que escreveu o papel de Malcolm Crowe especialmente para Willis.

Feliz demais

Michael Cera, ator de Juno e Scott Pilgrim Contra O Mundo, disse que este foi o primeiro filme para o qual ele fez um teste. Na audição para o papel de Cole, ele ensaiou a cena do truque de mágica, mas depois admitiu que fez com muita alegria, já que ele não tinha lido o roteiro inteiro e não sabia que Cole deveria ser um menino introvertido e quieto.

Gritos

O Sexto Sentido foi o primeiro de vários filmes de terror que estabeleceriam Toni Collette como a "rainha dos gritos", isso porque ela acabou estrelando outros filmes de terror como A Hora do Espanto (2011), Krampus: O Terror do Natal (2015) e Hereditário (2018).

Produção

M. Night Shyamalan assina o roteiro e a direção de O Sexto Sentido e o longa contou com a produção de Kathleen Kennedy, Frank Marshall e Barry Mendel. O elenco ainda traz nomes como Trevor Morgan, Peter Anthony Tambakis e Greg Wood.

O Sexto Sentido está disponível no catálogo de streaming Telecine Play.

Veja também:

Os filmes de terror que marcaram os anos 80

Os filmes de terror que marcaram os anos 90

Os filmes de terror que marcaram os anos 2000

Os filmes de terror que marcaram os anos 2010

Saiba como estão os pequenos que amedrontaram o público nas telonas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus