'O Silêncio dos Inocentes' faz 31 anos e você (provavelmente) ainda não viu tudo!
O Silêncio dos Inocentes completou 31 anos e permanece impecável. Mesmo depois três décadas de existência, o longa estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins continua sendo considerado uma das obras que revolucionou o terror.
Veja a seguir uma série de fatos interessantes que os atores revelaram sobre a produção de Silêncio dos Inocentes, um dos filmes mais marcantes do cinema contemporâneo!
Anthony Hopkins já sabia que o filme seria um sucesso
Anthony Hopkins dispensa apresentações, afinal tem uma longa trajetória de sucessos no cinema e inúmeros prêmios por suas atuações brilhantes. Ou seja, surpreender alguém deste porte não é uma tarefa fácil.
Mas, em 1989, quando Hopkins teve seu primeiro contato com o roteiro de Silêncio dos Inocentes, o ator precisou ligar para seu agente para confirmar que aquilo era sério.
- "Esse é melhor roteiro que já li na vida", afirmou Hopkins, logo após ter lido as 10 primeiras páginas do material.
Dias depois, quando se encontrou com o diretor Jonathan Demme para um jantar, Hopkins estava muito animado pois tinha certeza de que estava diante de um projeto promissor.
Os atores tinham "medo" de falar um com o outro
Jodie Foster (vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua personagem Clarice Starling) revelou que a dupla estava tão comprometida com seus papéis, que era como se realmente fosse melhor que não se falassem nos bastidores das gravações.
A atriz contou, ainda, que sentiu um certo arrepio ao ver Anthony Hopkins atravessando a sala [para fazerem a leitura do roteiro]. Era como se o próprio Hannibal Lecter estivesse ali.
_"...era como se estivéssemos com medo de falar um com o outro depois disso", contou Foster à Variety.
Michele Pfeiffer, Sean Connery e Gene Hackman foram as escolhas iniciais
O diretor Jonathan Demme tinha outros atores em mente para integrarem o elenco da trama. A princípio, o médico canibal seria interpretado por Sean Connery, o James Bond da década de 60. Mas nem mesmo o 007 teve estômago para assumir um personagem tão perturbado.
Já o agente do FBI responsável pela Unidade de Ciência Comportamental, Jack Crawford, seria interpretado por Gene Hackman, mas o ator recusou o papel por achar a história muito violenta. O personagem acabou sendo assumido por Scott Glenn.
A investigadora estagiária, Clarice Starling, quase foi interpretada por Michele Pfeiffer, mas a atriz não quis participar do projeto devido ao tom sombrio do filme, dando espaço para Jodie Foster.
_"...havia tanta maldade naquele filme. Foi o mal que venceu no final. Eu não estava confortável com aquilo [o final do filme]. Eu não queria fazer parte daquilo.", disse Pfeiffer em uma entrevista ao The New Yorker na época.
Anthony Hopkins acabou chamando a atenção de Jonathan Demme graças à sua atuação em O Homem Elefante (1980).
Entre outros grandes nomes que foram considerados para integrar o elenco estão Daniel Day-Lewis, Dustin Hoffman, Robert De Niro e Al Pacino.