cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Olhar de Cinema: Filme faz reflexão sobre arte de documentar e agrada público

    Documentário da Letônia mostra extremo da relação entre realizador e personagem retratado
    Por Roberto Guerra
    09/06/2013

    Não se engane com a foto ao lado. Esta senhora aparentemente inofensiva tocando acordeom com o olhar reflexivo chama-se Inta e, provavelmente, você não gostaria de conhecê-la. A não ser num sala de cinema como fez o público do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba neste sábado e domingo quando foi exibido Documentarian, longa-metragem da Letônia dirigido por Ivars Zeviedris.

    Inta é uma ermitoa áspera, rude e descortês com quem se aproxima. Uma grande personagem que Zeviedris descobriu por indicação de uma amiga. "Eu sabia que deveria filmá-la, mas não sabia o porquê. Três meses depois do primeiro contato ainda não tinha essa resposta", revela o diretor, que veio ao país apresentar seu documentário.

    Neste período Zeviedris foi agredido algumas vezes, teve de fugir correndo outras tantas e, por fim, foi amaldiçoado: "Ela disse que eu ia secar como um rio e dentro de um ano não estaria mais pisando aquela terra", conta o cineasta.

    O lugar é um pântano gelado e de bela paisagem localizado numa região inóspita da Letônia. Foi fazendo visitas regulares ao local ao longo de um ano e meio que o persistente cineasta letão captou mais de 200 horas de material bruto e descobriu sobre o que seria seu longa. "Depois de muito tempo é que fui entender do que trataria de fato o filme. Seria sobre o relacionamento entre a personagem principal e o realizador".

    Premiado em seu país de origem e percorrendo festivais pelo mundo desde então, Documentarian constrói um verdadeiro estudo da relação entre documentarista e objeto a ser retratado. "Meus colegas mais velhos disseram que construí um monumento ao cinema documental e aos documentaristas", conta Zeviedris.

    Não há despropósito na louvação. De fato o filme vai aos extremos da relação entre diretor e personagem. Para conseguir ganhar a confiança de Inta e driblar sua personalidade selvagem Zeviedris teve de se humilhar e ceder. Documentarian é, antes de tudo, uma produção de cinema moldada por sua personagem central. E se não fosse assim, não haveria filme.

    Em nome do cinema, o autor recuou e se colocou na condição de corealizador para que o filme acontecesse. Uma grande história que surgiu da prática de documentar e acabou por fazer um estudo intrínseco dessa própria arte.

    Em tempo: Para a sorte de Zeviedris Inta gostou muito do filme e a maldição foi retirada. 

    SERVIÇO

    Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
    Quando: de 6 a 14 de junho
    Onde: Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema); Cinemateca de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer; Sesc Paço da Liberdade; Teatro Guairinha; Memorial de Curitiba; Casa Heitor – SESI PR
    Quanto: R$ 5 (longa-metragem) R$ 1 (curta-metragem / sessão de 4 a 5 filmes)
    Mais informações: http://olhardecinema.com.br/