cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Olhos da Escuridão: Entenda a confusão das obras e a pandemia

    Os títulos de dois projetos deram o que falar em época de coronavírus
    Por Alexandre Dias
    23/03/2020

    A pandemia de coronavírus tem gerado uma grande confusão com duas obras do mesmo nome em português: Olhos da Escuridão. Uma um livro e a outra um filme, o título idêntico de ambas promoveu um engano de que o longa seria uma adaptação, contudo não é. São projetos completamente diferentes. 

    Pela produção literária abordar uma história que tem sido descrita como "a previsão do autor" sobre a nova doença, muitas pessoas tem procurado entender o que está acontecendo. Nós vamos ajudar nessa empreitada e explicar os títulos:

    Livro

    Lançado em 1981, The Eyes of Darkness é uma produção do autor Dean Koontz . O escritor teria previsto detalhes do contexto do coronavírus na trama de ficção - o que por si só já deve ser ressaltado -, como a época, porém isso não necessariamente ocorreu. De acordo com a CNN, o nome da arma biológica utilizada para a contaminação na história já denota a confusão.  

    Livro The Eyes of Darkness, de Dean Koontz

    O aparato se chama Wuhan-400, que tem o nome da cidade chinesa que o coronavírus nasceu originalmente. No entanto, esse título só foi atribuído ao elemento da história em 1989, sendo que na primeira edição do livro em 1981 foi chamado de Gorki-400, um derivado da cidade russa hoje conhecida por Níjni Novgorod. 

    Além disso, a mortalidade da doença da obra de Koontz é de 100%, algo que não condiz com os índices do coronavírus. Mesmo a questão da arma biológica é incoerente, visto que pesquisas já mostraram que o vírus na realidade deve ter começado com um outro hospedeiro - provavelmente os morcegos. 

    Filme

    O longa de 1995 foi lançado para a televisão e traz um thriller. A trama conta a história de um desenhista da polícia, que ajuda a identificar suspeitos. Ele deve auxiliar uma vítima cega de um estupro, que está sendo caçada pelo mesmo criminoso. 

    O elenco é encabeçado por Courteney Cox, a Monica de Friends. Outros nomes no time de atores são: Jeff Fahey (Alita: Anjo De Combate) e Michael Beach (Aquaman). 

    Portanto, Olhos Da Escuridão, do diretor Jack Sholder (A Hora Do Pesadelo 2 - A Vingança De Freddy), não é uma adaptação do livro The Eyes of Darkness, de Dean Koontz

    Veja também: Coronavírus: Comparamos pandemias da ficção com a realidade