cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Omar Sy: da França para o mundo

    Conheça a trajetória do ator até chegar à Netflix
    Por Da Redação
    14/05/2021 - Atualizado há 4 meses

    Filho de mãe mauritana e pai senegalês, o francês Omar Sy já tinha uma carreira consolidada no cinema e ficou ainda mais famoso por protagonizar a série de sucesso Lupin, da Netflix. A produção, que é uma adaptação dos livros do personagem Arsène Lupin – criação do escritor Maurice LeBlanc (1864-1941) –, acompanha o inteligente e carismático ladrão Assane Diop, papel de Sy, que se inspira no personagem dos livros enquanto busca vingança por uma injustiça cometida contra seu pai.  

    Sy já era figura conhecida no cinema francês desde 2011, quando atuou no emocionante filme Intocáveis, sobre a amizade entre um rico tetraplégico e seu humilde cuidador – papel de Sy. Apesar de aparecer na televisão desde os anos 2000, o artista precisou batalhar muito para chegar à posição em que se encontra hoje.  

    Carreira

    Omar Sy em IntocáveisDivulgação

    Omar Sy entrou nos holofotes inicialmente como humorista, em 1993. Por muitos anos, apresentou programas de comédia na Rádio Nova e na emissora local Canal +.  Sua carreira de ator só começou em 2001, mas demorou pelo menos 10 anos e cerca de 20 filmes sem papéis de destaque até encontrar a produção que o deixaria famoso: o longa Intocáveis. O filme fez mais de US$ 400 milhões em renda no mundo todo, e Sy, no ano seguinte, tornou-se o primeiro ator negro a ganhar o troféu César (considerado o Oscar francês) de Melhor Ator por sua atuação no filme.

    Após o estouro de Intocáveis, ele continuou a atuar em produções francesas – em papeis de maior destaque –, até, enfim, ser notado por Hollywood. O ator participou de grandes sucessos de bilheteria, como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), Inferno (2016) e O Chamado da Floresta (2020).

    Omar Sy em Jurassic WorldDivulgação

    Próximos projetos

    A segunda parte da série Lupin estreia em 11 de junho e o ator já confirmou em suas redes sociais que uma terceira temporada está garantida.  Mas as novidades não param por aí! Ele irá reprisar seu papel na franquia dos dinossauros em Jurassic World: Domínio, previsto para 2022, e estará nas produções Le chat du rabbin e Les Gars Sûrs, ainda sem datas.