cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Opinião: Será que How I Met Your Mother é cópia de Friends?

    Elas têm diversas semelhanças, mas narrativas diferentes. Será que essa rivalidade tem fundamento?
    Por Thamires Viana
    22/02/2021 - Atualizado há 7 meses

    Com a chegada dos serviços de streaming no Brasil, diversos sitcoms adormecidos por aqui voltaram aos holofotes, conquistando uma nova base de fãs e garantindo números altíssimos de audiência para as plataformas. Entre elas, claro, estavam Friends e How I Met Your Mother, duas das atrações mais maratonadas de todos os tempos.

    Bastou isso para que uma espécie de "rivalidade" entre as duas séries de sucesso tomasse conta da internet e movimentasse as redes sociais. Com o estouro da atração criada por David Crane e Marta Kauffman, ainda no início dos anos 90, na qual seis amigos se reuniam em uma cafeteria para falar sobre a vida, era de se esperar que séries lançadas posteriormente tentassem embarcar na forma considerada "ideal" para se fazer um sitcom.

    Um ano após o último episódio de Friends ir ao ar na TV americana e parar até mesmo a Times Square para exibir esse doloroso adeus, chegava às telas o piloto de How I Met Your Mother, série criada por Craig Thomas e Carter Bays para a CBS. Logo, a reunião de cinco amigos em um pub nova-iorquino virou um sucesso que rendeu nove temporadas e uma infinidade de fãs que, assim como em Friends, citam e relembram até hoje as referências da série.

    [Antes de mais nada, é preciso pontuar que o texto a seguir não é um meio de apimentar essa "rivalidade", mas sim revisitar algumas semelhanças entre as atrações, ok?]

    Cópia ou inspiração?

    Friends (1994 - 2004)Reprodução

    As "fórmulas" de sucesso de Friends viriam a se destacar em How I Met Your Mother no decorrer de nove temporadas, algo que fica perceptível mesmo quando falamos de duas séries que seguiram narrativas e arcos completamente diferentes. A atração lançada em 2005, por exemplo, criou um gancho inteligente para prender o público ao inserir um segredo que só viria a ser revelado em sua temporada final. Porém, alguns elementos semelhantes a Friends na história acabaram despertando a atenção daqueles mais atentos.

    Semelhanças

    Se falarmos sobre um cenário marcante, ambas as atrações possuem o tal "ponto de encontro". Tudo bem, eu entendo que o local é algo usado por quase todas as séries para reunir seus personagens centrais. No entanto, os elementos usados por Craig Thomas e Carter Bays na série de 2005 para mostrar a afeição da turma por um estabelecimento são bem parecidas. 

    Em Friends, o Central Perk toma conta de quase todos os episódios, assim como o MacLaren's em How I Met Your Mother. Há ainda a mesa "eleita" como aquela em que ninguém pode se sentar além do grupo e o mesmo acontece com o tradicional sofá dos seis amigos na cafeteria nova-iorquina. Vale lembrar ainda que todos os integrantes de ambos os grupos também se reúnem em um único apartamento. 

    Se em Friends o garçom Gunther (James Michael Tyler) era totalmente apaixonado por Rachel Green (Jennifer Aniston), em How I Met Your Mother temos Wendy (Charlene Amoia), garçonete que passa quase uma temporada completamente apaixonada por Barney Stinson (Neil Patrick Harris).

    E você se lembra que em Friends temos o casal "modelo" Monica (Courteney Cox) e Chandler (Matthew Perry), certo? Em How I Met Your Mother, Lily (Alyson Hannigan) e Marshall (Jason Segel) também formam esse tipo de casal amado pelos fãs, virando os "pais" do grupo. 

    Além disso, há outras semelhanças como Ted ser apaixonado por sua colega de grupo Robin Scherbatsky (Cobie Smulders), assim como Ross Geller (David Schwimmer) é apaixonado por Rachel Green, também integrante do grupo. Ah, e o garanhão que nunca se apaixona? Em Friends temos Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) que na nona temporada cai de amores por Rachel, e  o mesmo acontece com Barney quando se apaixona perdidamente por Robin.

    Ainda em relacionamentos, há outros pontos a serem lembrados: Em Friends, Ross estraga o seu casamento com Emily por ainda amar Rachel. Já em How I Met Your Mother, o casamento de Ted com Stella é arruinado pelo mesmo motivo, quando ela decide ir embora com o ex-marido. E por falar em casamentos, como esquecer de Monica e Chandler indo casar escondidos em uma capela em Las Vegas e depois perceberem que não é o momento certo? Isso acontece também quando Lily e Marshall decidem se casar imediatamente em um barco, mas desistem por ainda não ser a hora. 

    As profissões também são bem recorrentes em alguns episódios: ninguém do grupo consegue dizer o que faz Chandler em seu emprego, da mesma forma que nenhum dos cinco integrantes de How I Met Your Mother consegue descrever qual é a verdadeira profissão de Barney. Ted e Ross ainda são professores de universidade, cargo que assumem no meio das temporadas para ensinar sobre seus respectivos conhecimentos. 

    Há ainda pontos como Ted Mosby e Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) terem seus nomes atrelados a filmes pornôs, Ross e Ted namorarem suas alunas, Chandler e Ross, Ted e Marshall serem amigos desde à faculdade, e por aí vai. 

    Questão de gosto

    Mas é claro que uma não invalida a outra, de forma alguma! Tanto Friends quanto How I Met Your Mother souberam se posicionar diante o sucesso que obtiveram logo em suas primeiras temporadas, cada uma a sua maneira, e manter-se bem sucedidas até o final. Como já citado acima, suas histórias são diferentes até mesmo em narrativa e seguimento, o que faz com que, obviamente, seja possível ser fã das duas atrações na mesma proporção. Inclusive, sou! :)

    Com personagens marcantes e episódios memoráveis, as atrações estabeleceram padrões até mesmo difíceis de alcançar. Aqueles que as acompanham já sonharam com um relacionamento tão legal quanto o dos casais modelos, ou então com um grupo de amigos que passa tardes, noites e madrugadas reunidos na casa uns dos outros...

    O que importa mesmo é se divertir na frente da TV com um balde gigante de pipoca dando gargalhadas com Monica, Chandler, Ross, Rachel, Joey e Phoebe em Friends e, claro, com Ted, Robin, Lily, Marshall e Barney em How I Met Your Mother.